Trimetazidina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em fevereiro 2024

Trimetazidina é um remédio indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca de causa isquêmica e da cardiopatia isquêmica, que é uma doença causada por uma deficiência na circulação sanguínea nas artérias.

Esse remédio tem um efeito anti-isquêmico, pois age preservando as células cardíacas com baixa oxigenação ou isquemia, melhorando a capacidade de contração do músculo cardíaco e ajudando a restabelecer a distribuição de oxigênio e nutrientes.

A trimetazidina pode ser encontrada em farmácias e drogarias na forma de comprimido revestido de 35 mg, com os nomes comerciais Vastarel, Neovangy ou Vazidin, por exemplo, e deve ser usada com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A trimetazidina é principalmente indicada para o tratamento de:

  • Angina de peito;
  • Insuficiência cardíaca de causa isquêmica;
  • Cardiopatia isquêmica.

A trimetazidina deve ser usada com indicação do cardiologista, com doses e pelo tempo de tratamento de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.

Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como tomar

A trimetazidina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, junto com uma refeição.

As doses normalmente recomendadas para adultos são de 1 comprimido de 35 mg, 2 vezes ao dia, sendo indicado 1 comprimido durante o café da manhã e outro durante o jantar, por cerca de 3 meses.

Após o período de tratamento estipulado pelo médico, é feita uma reavaliação com objetivo de verificar o efeito do medicamento e, assim, avaliar a necessidade de trocar o medicamento, ajustar a dose ou suspender o seu uso.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a trimetazidina são tonturas, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, má digestão, náuseas, vômitos, aparecimento de feridas na pele, coceira e fraqueza.

Em casos mais raros, é possível notar alteração nos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, principalmente ao levantar, o que pode resultar em desmaio e tontura.

Além disso, o uso em doses excessivas desse medicamento pode resultar em tremores musculares e aumento da tensão muscular.

Na presença desses sintomas, é importante que o médico seja consultado para que seja avaliada a possibilidade de suspensão, alteração da dose ou troca do medicamento.

Quando não é indicado

A trimetazidina não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à trimetazidina ou a qualquer um dos componentes da fórmula, além não ser recomendado para pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson, tremores, síndrome da perna inquieta e com insuficiência renal grave com depuração da creatinina inferior a 30mL/min.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

O uso da trimetazidina também não é recomendado para atletas, uma vez que essa substância é considerada doping, já que pode interferir no rendimento físico e desempenho.