Tricomoníase

publicidade

A tricomoníase vaginal é uma doença infecto-contagiosa causada pelo agente etiológicoTrichomonas vaginalis, que tem como principal sintoma um corrimento amarelado e espumoso com odor fétido. Seu tratamento é feito com o uso de antibióticos como o Metronidazol.

Sintomas da tricomoníase

Os sintomas da tricomoníase são corrimento amarelado com mau cheiro, que por vezes pode apresentar-se espumoso. Pode ocorrer ainda dor durante o contato íntimo e ao urinar. Casos raros apresentam dor no baixo ventre.

Geralmente, a doença não apresenta sintomas no homem, embora ao estar infectado ele possa contaminar seus parceiros.

Diagnóstico da tricomoníase

Nas mulheres, o diagnóstico é feito através da análise da secreção vaginal; nos homens, devem ser obtidas secreções da ponta do pênis antes da primeira urina e/ou através do exame de urina.

Caso o exame não seja conclusivo nas mulheres, indica-se a realização do papanicolau.

Transmissão da tricomoníase

A transmissão da tricomoníase se dá através do contato íntimo sem preservativo.

Tratamento para tricomoníase

O tratamento da tricomoníase deve envolver ambos os parceiros, sendo composto de uma dose única de 2g de metronidazol, ou 500mg, 12/12h durante 7 dias ou 2g de Secnidazol em dose única.

O tratamento para tricomoníase assintomática é desaconselhado durante a gravidez.

Referência Bibliográfica

BRAVO RS; GIRALDO PC; CARVALHO NS; GABIATTI JR; VAL ICC; GIRALDO HP; PASSOS MDL.Tricomomoníase vaginal: o que se passa? Acesso em Nov. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 11/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.