Traumatismo craniano

publicidade

O traumatismo craniano é uma lesão na cabeça que pode afetar apenas o crânio, no caso de fraturas, ou provocar danos graves no cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo, passando a ser chamado de traumatismo cranio-encefálico.

Normalmente, o crânio protege o cérebro de pancadas externas moderadas, como dar uma cabeçada, porém, casos de trauma grave, como uma queda de grande altura ou acidentes de carro, podem causar lesões cerebrais que devem ser tratadas o mais rápido possível.

O traumatismo craniano tem cura, dependendo da sua causa e gravidade, no entanto, o indivíduo pode ficar com sequelas, como coma, epilepsia, paraplegia ou cegueira, principalmente quando o cérebro é afetado.

Fotos de traumatismo craniano

Sintomas de traumatismo craniano

Os sintomas de traumatismo craniano surgem, especialmente, nos casos graves e incluem:

  • Sangramentos graves na cabeça ou rosto;
  • Saída de sangue ou líquido transparente pelo nariz e ouvidos;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Desmaio, perda de consciência ou sonolência excessiva;
  • Olho roxo ou manchas roxas nas orelhas, como na primeira imagem;
  • Pupilas com tamanhos diferentes, como mostram as imagens;
  • Confusão, perda de equilíbrio ou fala alterada;
  • Perdas de memória ou alterações visuais.

Quando o indivíduo apresenta estes sintomas, deve-se chamar uma ambulância, ligando para o 192, e evitar mexer o pescoço da vítima, uma vez que também pode estar afetado. Descubra quais os primeiros socorros para traumatismo craniano.

Em alguns casos, os sintomas de traumatismo craniano podem surgir algumas horas depois, principalmente quando acontece a ruptura de um vaso na cabeça, pois pode haver acúmulo lento de sangue dentro do crânio e, por isso, é importante vigiar a vítima durante 12 horas após o episódio.

Nas crianças, os sintomas de traumatismo craniano podem também incluir choro persistente, recusa para comer e depressões na cabeça, após quedas de superfícies altas, como mesa ou cama, por exemplo.

Tratamento para traumatismo craniano

O tratamento para traumatismo craniano deve ser feito por um neurologista no hospital e, geralmente, é iniciado com exames de diagnóstico, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para detetar se existem danos no cérebro ou fraturas no crânio.

Assim, caso existam danos leves, podem ser utilizadas injeções anticoagulantes, como Heparina, para evitar a formação de coágulos no cérebro ou remédios anti-inflamatórios na veia, como Naproxeno, para reduzir a inflamação cerebral, sendo que o paciente pode ter alta até 48 horas após o internamento, mantendo os remédios por via oral e sob orientação do médico.

No entanto, nos casos de traumatismo craniano grave, em que existem hemorragias internas, fraturas ou lesões cerebrais graves, pode ser necessário utilizar cirurgia e, por isso, o internamento pode ser prolongado por vários dias.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 19/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.