Tratamento para Toxoplasmose

publicidade

O tratamento para a toxoplasmose é feito através do uso de medicamentos antibióticos, como a espiramicina, que elimina o protozoário Toxoplasma gondii do organismo do indivíduo. 

A toxoplasmose é muito comum, podendo afetar cerca de 80% da população, mas nem sempre é grave ou apresenta sintomas. Apesar de geralmente ser tratada quando o indivíduo apresenta sintomas, o tratamento pode ser feito mesmo na ausência destes.

Tratamento para toxoplasmose na gravidez

O tratamento para toxoplasmose na gravidez varia de acordo com a idade gestacional e o grau de infecção da grávida. Geralmente, são utilizados antibióticos, como a espiramicina, nos três primeiros meses e uma combinação de sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico nos últimos 2 trimestres da gestação.

No entanto, este tratamento não garante a proteção do feto contra o agente que provoca a toxoplasmose, pois quanto mais tarde for iniciado o tratamento da gestante, maiores as chances de malformação fetal e de toxoplasmose congênita. E, por isso, para evitar esse quadro a grávida deve fazer o pré-natal e realizar o exame de sangue para diagnosticar a toxoplasmose no 1º trimestre de gestação.

Tratamento para toxoplasmose congênita

O tratamento para a toxoplasmose congênita é feito após o nascimento do bebê, com o uso de antibióticos por 12 meses. Porém, algumas malformações causadas pela doença podem não ter cura e, por isso, a grávida deve procurar o diagnóstico da doença o mais rápido possível para evitar problemas graves no feto.

Tratamento para toxoplasmose ocular

O tratamento da toxoplasmose ocular varia de acordo com a localização e o grau de infecção nos olhos, mas também com o estado clínico do paciente, podendo durar até 3 meses em indivíduos com sistema imunológico diminuído. A cura é feita com uma mistura de remédios antibióticos, sendo mais utilizados a clindamicina, pirimetamina, sulfadiazina, sulfametoxazol-trimetoprima e espiramicina.

Após o tratamento, pode ser necessário realizar cirurgia para resolver outros problemas provocados pela toxoplasmose ocular, como o descolamento de retina, por exemplo.

Tratamento para toxoplasmose cerebral

O tratamento para toxoplasmose cerebral inicia-se com o uso de remédios antibióticos, como a sulfadiazina e a pirimetamina. No entanto, como a doença afeta principalmente indivíduos com Aids, os remédios podem ser trocados em caso de pouco sucesso ou de alergia do paciente.

Toxoplasmose tem cura

A toxoplasmose tem cura através do uso de antibióticos, no entanto, este tratamento não garante uma cura definitiva porque o Toxoplasma pode voltar a infectar o mesmo indivíduo. Por isso, a melhor forma de curar a toxoplasmose continua sendo a prevenção e, por isso, deve-se evitar comer alimentos crus, pôr as mãos na boca após mexer na carne crua e evitar o contato direto com as fezes dos animais domésticos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 28/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.