Tratamento para tendinite

publicidade

O tratamento para tendinite pode ser feito com descanso da articulação afetada, compressas de gelo na região afetada por, aproximadamente, 20 minutos, cerca de 3 a 4 vezes por dia e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo.

Geralmente, a tendinite passa com estas medidas, porém, pode ser necessário o indivíduo fazer fisioterapia que utiliza recursos como ultrassom, exercícios ou massagem para tratar a inflamação do tendão. Já a cirurgia também pode ser usada, no entanto, só em casos mais graves.

O indivíduo, ao apresentar sintomas de tendinite, como dor, principalmente ao movimentar a região afetada, diminuição da força ou dificuldade em realizar alguns movimentos, deve descansar a região afetada, parando ou diminuindo a intensidade da atividade até a inflamação passar.

Além disso, para aliviar a dor e a inflamação podem ser usados remédios analgésicos e anti-inflamatórios em forma de comprimidos ou pomada, como o Ibuprofeno, Naproxeno ou Paracetamol sob a orientação do médico.

Fisioterapia para tendinite

O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força do membro afetado. 

As sessões de fisioterapia podem ser realizadas diariamente, 5 vezes por semana, ou de acordo com a disponibilidade do paciente. No entanto, quanto mais próximas forem uma sessão da outra, melhores serão os resultados pelo efeito acumulativo.

Como tratar a tendinite em casa

Um bom tratamento caseiro para a tendinite são as compressas de gelo, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para fazer as compressas de gelo, basta envolver algumas pedrinhas de gelo numa toalha fina, ou fralda, fazendo uma trouxinha e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

Inicialmente, isto pode causar algum desconforto, mas este deve passar em aproximadamente 5 minutos. Este procedimento pode ser realizado cerca de 3 a 4 vezes ao dia na fase inicial do tratamento e 1 ou 2 vezes ao dia quando a tendinite melhorar.

Sinais de melhora da tendinite

Os sinais de melhora da tendinite incluem a diminuição da dor, o aumento da força muscular na região afetada e a facilidade em movimentar o membro afetado.

Sinais de piora da tendinite

Os sinais de piora da tendinite incluem o aumento da dor, assim como da dificuldade em movimentar a região ou o membro afetado e a perda da força muscular.

Complicações da tendinite

As complicações da tendinite ocorrem quando o tratamento não é feito e incluem a inflamação crônica do tendão, chamada de tendinose, em que o tendão se vai destruindo ou até mesmo a sua ruptura.

Saiba outras formas caseiras para tratar a tendinite em: Remédio caseiro para tendinite.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 06/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.