Tratamento para sarampo

publicidade

O tratamento para o sarampo é feito de modo a controlar os sintomas da doença. Indica-se repouso, boa alimentação e hidratação, e podem ser utilizados analgésicos, para combater a dor e antipiréticos para combater a febre. Somente nos casos em que haja complicações será necessário utilizar um antibiótico.

Não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico como AAS, Aspirina, Doril e Melhoral, por exemplo, por aumentar o risco de hemorragias. Em caso de sarampo recomenda-se tomar um remédio a base de Paracetamol.

Indivíduos diagnosticados com sarampo devem ficar em isolamento, deixando o trabalho ou a escola, pois a doença é transmitida pelo ar até 4 dias após o surgimento das manchas na pele. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início destas manchas.

Prevenção do sarampo

Para evitar a contaminação com o sarampo, a Organização Mundial da Saúde - OMS recomenda que cada indivíduo tome a vacina contra o sarampo. A vacina deve ser tomada na infância e reforçada na adolescência, mas que não tomou na época certa pode procurar um posto de saúde próximo de sua residência para tomar a vacina.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 09/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.