Tratamento para rinite crônica

publicidade

O tratamento para rinite crônica utiliza vários métodos que incluem desde medicamentos a medidas preventivas individuais e naturais para evitar o início das crises alérgicas.

Antes de qualquer tratamento o médico otorrinolaringologista deve ser consultado, para que seja feito um plano de intervenção especifico para o caso de cada paciente.

O tratamento para rinite crônica pode incluir:

  •  Anti-histamínicos: Os anti-histamínicos são os medicamentos mais frequentemente usados no tratamento para rinite crônica. Diminuem consideravelmente as crises de tosse e espirros dos portadores.
  •  Corticosteroides: Também conhecidos como cortisona, os corticosteroides são mais eficazes do que os anti-histamínicos, agindo como anti-inflamatório e diminuindo os sintomas da doença.
  •  Anticolinérgicos: Esse tipo de medicamento reduz a coriza, mas não oferece nenhum efeito sobre os outros sintomas da rinite crônica.
  • Descongestionantes: Os descongestionantes proporcionam uma melhor respiração,  pois diminuem a congestão das fossas nasais, porém esse tipo de medicamento deve ser usado com cautela, devido efeitos colaterais como o aumento da pressão, insônia e dores de cabeça.
  •  Lavagens nasais: A limpeza nasal é fundamental, podendo ser feita com soro fisiológico. Essa técnica diminui a irritação das mucosas nasais e a proliferação de bactérias.
  •  Cirurgia: Nos casos mais graves, como as obstruções nasais permanentes, o tratamento mais adequado é a cirurgia, que pode consistir na retirada do tecido lesionado.

As medidas preventivas para evitar as crises de rinite crônica incluem cuidados simples, que são determinantes para a qualidade de vida do sujeito, tais como: Manter o quarto limpo e arejado, manter uma boa higiene nasal, evitar qualquer tipo de poluição como a fumaça do cigarro ou do escape do carro, por exemplo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 19/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.