Reumatismo tem cura? 6 opções de tratamento

Atualizado em janeiro 2022

O reumatismo é um conjunto de doenças que podem afetar os músculos, ligamentos, tendões, ossos ou articulações, e que pode ter cura, quando ocorre devido a uma inflamação aguda em alguma dessas estruturas, como no caso da bursite ou tendinite, por exemplo. 

No entanto, o reumatismo também pode não ter cura, especialmente quando está relacionado a condições autoimunes, como a artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico ou espondilite anquilosante, em que o sistema imunológico reage contra as células saudáveis, atacando e destruindo estas células como se fossem estranhas ao organismo. Confira outras causas de reumatismo.  

O tratamento do reumatismo depende, por isso, da sua causa, devendo ser orientado pelo reumatologista que pode indicar o uso de remédios, fisioterapia ou cirurgia, para aliviar os sintomas, como dor, inchaço ou rigidez, além de evitar a evolução da doença, melhorando a qualidade de vida. 

Imagem ilustrativa número 1

Os principais tratamentos para reumatismo, que podem ser indicados pelo médico são:

1. Remédios 

Os remédios para reumatismo que normalmente são indicados pelo médico para combater a inflamação e aliviar a dor, incluem:

  • Anti-inflamatórios orais, como ibuprofeno, diclofenaco sódico ou naproxeno;
  • Corticoides orais, como prednisona ou prednisolona;
  • Ácido hialurônico ou corticóides, aplicados diretamente na articulação afetada;
  • Imunossupressores, como metotrexato e sulfassalazina;
  • Agentes biológicos, como abatacepte, adalimumabe ou infliximabe.

Além disso, o médico pode recomendar o uso tópico de pomadas anti-inflamatórias para aplicar diretamente sobre a pele na região afetada, como o diclofenaco dietilamônio, por exemplo. 

Outro remédio que o médico pode indicar é sulfato de glucosamina com sulfato de condroitina, que são duas substâncias que, quando utilizadas juntas, protegem e fortalecem as articulações e impedem a evolução do reumatismo, especialmente da artrose. Saiba como usar a glucosamina e condroitina para artrose

Em alguns casos de reumatismo, como a fibromialgia, o médico pode recomendar o uso de remédios ansiolíticos ou antidepressivos, como amitriptilina, duloxetina ou zolpidem, por exemplo. Veja os principais remédios indicados para fibromialgia.  

2. Fisioterapia

A fisioterapia geralmente é indicada pelo médico juntamente com o uso de remédios, e deve ser feita com orientação de um fisioterapeuta, que poderá fazer uso de aparelhos, como TENS, ultrassom ou laser, além de bolsas de água morna ou fria, para combater a dor e recuperar os movimentos.

O fisioterapeuta pode ainda indicar a realização de exercícios para fortalecimento muscular que ajudam a prevenir deformidades nas articulações e a melhorar a movimentação no dia a dia. 

Em alguns casos de reumatismo, como a artrose, o fisioterapeuta também pode indicar exercícios na água, como hidrocinesioterapia, para melhorar a dor no quadril ou nos joelhos, já que esse tipo de exercícios diminui o peso sobre as articulações e facilita a movimentação e sustentação do peso. 

O uso de aparelhos para facilitar a movimentação, como muletas, uso de joelheiras elásticas e calçado almofadado também são estratégias que podem ser indicadas durante a fisioterapia e que contribuem para o alívio da dor durante as tarefas diárias. 

Assista o vídeo a seguir com dicas de exercícios para artrose:

youtube image - Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

3. Alimentação 

A alimentação anti-inflamatória pode ser um forte aliado no tratamento do reumatismo, pois tem como objetivo reduzir a produção de substâncias que estimulam a inflamação, como prostaglandinas e citocinas.

Desta forma, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, polifenóis, carotenóides ou flavonóides, como atum, sardinha e salmão, morango, laranja, abacate, castanha, nozes ou brócolis, por exemplo. Confira uma lista mais completa de alimentos anti-inflamatórios.  

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dica dos principais alimentos  anti-inflamatórios:

youtube image - 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

4. Cirurgia 

A cirurgia pode ser indicada pelo médico nos casos mais graves, quando os outros tratamentos não foram eficazes para reduzir a dor ou não houve melhora da movimentação mesmo após mais de 6 meses de fisioterapia intensiva. 

A cirurgia para o reumatismo pode ser feita para reparar ou substituir uma articulação, por exemplo, e normalmente é necessário fazer sessões de fisioterapia após a cirurgia para acelerar a recuperação.

Opções de tratamento complementar

Algumas opções que podem complementar o tratamento médico convencional para o reumatismo são:

1. Acupuntura

A acupuntura também pode ser uma boa opção para complementar o tratamento do reumatismo indicado pelo médico, porque combate a inflamação e relaxa os músculos tensos. Entenda melhor como funciona a acupuntura.  

No entanto, a acupuntura não substitui o tratamento médico com remédios ou fisioterapia, e deve ser feita por um médico acupunturista, de forma individualizada de acordo com o tipo de reumatismo.

2. Homeopatia

O médico homeopata pode recomendar a utilização de remédios homeopáticos, como Ledum 4DH ou Actea Racemosa, para ajudar a aliviar os sintomas do reumatismo e a reduzir os processos inflamatórios, sem provocar efeitos secundários, como acontece com os remédios anti-inflamatórios tradicionais. 

Os remédios homeopáticos para o reumatismo não substituem o tratamento médico convencional, mas podem complementar o tratamento com remédios e fisioterapia, devendo sempre ser realizado por um médico homeopata.

Vídeos relacionados