Conheça todas as forma de Tratar o Olho de Peixe

O tratamento para olho de peixe, que é um tipo de verruga que surge na planta do pé que pode ser feito com o uso de uma pomada à base de ácido acetilsalicílico indicada pelo médico. O tratamento é lento e pode demorar mais de 30 dias, dependendo do tamanho da lesão. Outras formas de tratar o olho de peixe são através de cirurgia dermatológica, como a criocauterização, ou através de eletrocauterização, ou através da aplicação de ácido nítrico ou nitrogênio líquido, por exemplo.

O olho de peixe, também chamado de verruga plantar, é uma doença de pele causada pelo papiloma vírus humano (HPV) que pode penetrar na pele, ao andar descalço em locais contaminados com o vírus, como por exemplo piscinas, clubes, academias de ginástica e vestiários.

Remédios para olho de peixe

Conheça todas as forma de Tratar o Olho de Peixe

O dermatologista poderá indicar o uso de pomadas como por exemplo:

  • Ácido salicílico de 5 à 40%: pomada parisiense, benzac, dermolimp, duofilm plantar, transvercid, urgocor, calicida moreno, verrufilm, calicida indiano ou outra preparada na farmácia de manipulação. 

Basta aplicar a pomada no local, uma ou duas vezes ao dia, fazendo uma suave massagem, até que ela seja totalmente absorvida pela pele. É preciso muito cuidado ao passar a pomada, colocando somente em cima do olho de peixe para não ferir a pele íntegra ao redor da verruga.

Veja algumas opções de remédios caseiros para remover olho de peixe clicando aqui

Tratamento caseiro

Durante o tratamento para verruga plantar deve-se:

1. Remover o excesso de pele

Para tratar o olho de peixe em casa você pode deixar os pés de molho numa bacia com água morna e um pouco de sal grosso, para amolecer a pele e retirar ao máximo toda a sujeira. Após os pés estarem devidamente limpos e com a pele mais amolecida, você pode passar um pouco de pedra pomes para remover o excesso de queratina da região à volta da verruga. No entanto, este procedimento não deve causar dor ou desconforto.

Não se deve tentar puxar a pele, tentando remover a verruga da planta dos pés em casa porque os vírus podem se espalhar, dando origem à novas verrugas e porque existe o risco de infecção local, uma vez que a pele fragilizada permite a entrada de micro-organismos mais facilmente.

Conheça todas as forma de Tratar o Olho de Peixe

2. Hidratar a pele

Após retirar o excesso de pele, queratina e a parte mais superficial da verruga, você pode hidratar bem os pés aplicando um creme hidratante para peles ressecadas e calçar um par de meias, para se certificar que os pés permanecem bem hidratados.

3. Aplicar a solução indicada pelo podologista ou dermatologista

Após o banho, antes de se deitar você deve ter os pés bem limpos e hidratados e então aplicar a solução indicada pelo podologista ou dermatologista, deixando o produto atuar durante toda a noite ou pelo tempo indicado pelo profissional. Estes medicamentos podem ser usados em forma líquida ou pomada, onde se coloca um tipo de band-aid para tapar a lesão.

A remoção completa do calo pode demorar cerca de 1 mês, mas logo na primeira semana você deve notar alguma diferença. Durante o tratamento, pode-se utilizar uma palmilha dentro do sapato para apoiar a região em volta do olho de peixe, evitando que o peso corporal sobre a lesão cause dor. Essas palmilhas podem ser adquiridas nas farmácias.

Criocirurgia com nitrogênio

Quando existem muitas verrugas plantares ou quando estas são muito profundas e extensas, não melhorando com o uso das pomadas, o dermatologista poderá recorrer ao uso do nitrogênio líquido para congelar a verruga, eliminando-a completamente.

Este congelamento destrói a parte da pele afetada pelo vírus, solucionando o problema pela raiz mas é muito doloroso.

Mais sobre este assunto: