Tratamento para Obesidade

publicidade

O tratamento para obesidade pode ser feito com uma dieta para emagrecer, prática regular de exercícios físicos e com a toma de remédios para obesidade como a Sibutramina. Em alguns casos, quando a obesidade é mórbida e coloca em risco a vida, uma cirurgia de redução do estômago ou a colocação de um balão intragástrico pode ser indicada.

Porem, o melhor tratamento para obesidade é uma dieta pobre em calorias com prática regular de execícios físicos, pois é o tratamento que traz menos consequências para a saúde do paciente. O tratamento mais agressivo para o organismo é a cirurgia e está indicada especialmente na obesidade mórbida.

Para saber mais sobre a cirurgia para obesidade veja: Obesidade e cirurgia bariátrica.

Tratamento medicamentoso para obesidade

O tratamento medicamentoso para obesidade deve ser orientado pelo médico endocrinologista após avaliar o estado de saúde do indivíduo. Alguns exemplos de remédios para obesidade são além da Sibutramina são:

  • Xanax;
  • Xenical;
  • Biomag;
  • Desobesi.

Estes remédios ajudam a tirar a fome e ajudam a combater a gordura acumulada alcançando ótimos resultados, contudo, só devem ser utilizados sob orientação médica pois eles possuem contraindicações e efeitos colaterais como dor de cabeça, insônia, boca seca e ansiedade generalizada.

Tratamento gratuito para obesidade

Durante o ano de 2013 o tratamento gratuito para obesidade é oferecido pela Universidade Guarulhos (UnG) em São Paulo, e tem o objetivo de reeducar os hábitos alimentares de crianças e adultos obesos através do método “Pense Magro”, com base na reeducação alimentar e prática de exercícios. Inscrições pelo telefone:(11) 2475-8300 ou enviando e-mail com nome completo, idade, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br.

É fundamental iniciar o tratamento para a obesidade o quanto antes porque a obesidade é uma doença que tem muitas consequências como diabetes, doenças cardiovasculares e aumenta também o risco de desenvolver câncer. Para saber mais sobre as consequências da obesidade veja: Consequências da obesidade.

Dicas para não desistir do tratamento

O tratamento para obesidade é difícil de cumprir porque implica a alteração de hábitos alimentares e de estilos de vida que o paciente fez por toda a vida, algumas dicas para ajudar a não desistir do tratamento podem ser:

  1. Estabelecer objetivos semanais que sejam possíveis de atingir
  2. Pedir ao nutricionista para ajustar a dieta se estiver muito difícil de cumprir
  3. Ter um grupo para fazer exercício físico

Outra dica importante é anotar em um papel ou tirar fotografia durante uma semana a tudo que comer ou beber ao longo do dia, porque isso permite ter um maior controle sobre a alimentação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 25/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.