Tratamento para mioma

PUBLICIDADE

O tratamento para o mioma pode ser feito de três formas distintas, são elas:

  • Uso de medicamentos: É comum que ao para de tomar o medicamento o mioma volte a crescer e esta não parece ser uma terapêutica muito eficaz, embora existam casos de sucesso relacionados a esta forma de tratamento.
  • Miomectomia: Cirurgia de retirada do mioma, sem retirar o útero. Pode ser realizada por videolaparoscopia caso o mioma seja subseroso e por via aberta ou pela histeroscopia cirúrgica caso o mioma seja intramural ou submucoso.
  • Embolização do mioma: é uma técnica que vêm sendo amplamente utilizada devido ao menor risco para a paciente e alta taxa de sucesso. Nela o médico, através de um procedimento cirúrgico, irá dar várias injeções com agente embolizante diluído em contraste iodado através da artéria femoral, até ser observado uma redução de fluxo sanguíneo da artéria que nutre o mioma, gerando a morte do mesmo.

Esta última é a técnica é mais indicada para mulheres jovens que ainda desejam engravidar, pois assim o útero é preservado e existem poucas complicações associadas.

Por vezes, quando nenhum tratamento é eficiente e os sintomas são muito desagradáveis, o médico pode ponderar a retirada do útero. Veja o que acontece após a retirada do útero.

O tratamento para o mioma durante a gravidez faz-se com o uso de analgésicos e repouso. Somente casos muito específicos necessitam de uma intervenção cirúrgica para salvar a vida da mãe ou do bebê, mas estes casos são raros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE