Tratamento para intoxicação alimentar

publicidade

Em caso de intoxicação alimentar leve o tratamento mais indicado é a reidratação. O indivíduo deve optar por tomar sucos de fruta natural, como de laranja, maçã, pêssego e abacaxi, por exemplo.

Estes sucos ajudam a repor a quantidade de água perdida no vômito e na diarreia, e fornecem alguns nutrientes importantes para a recuperação do indivíduo.

Além disso deve-se optar por uma alimentação leve. Carnes grelhadas, saladas e legumes cozidos são boas opções para facilitar a digestão, e devem ser consumidos logo após o seu preparo em pequenas porções.

A água de côco é um ótimo remédio caseiro para a intoxicação alimentar e pode ser consumida diariamente, mas as industrializadas não são bem vindas neste caso.

As bolachas Maria e Cream Cracker são boas, pois são menos gordurosas e o organismo consegue tolerá-las bem. Uma boa opção para o lanche é bater no liquidificador de 3 a 4 bolachas Maria com 2 frutas diferentes, e consumir logo a seguir.

Se o indivíduo tiver dor de cabeça e mal estar associados, tomar um analgésico não faz mal, mas não é recomendado tomar nada para parar a diarreia, pois poderia ser prejudicial.

Caso os sintomas da intoxicação alimentar piorem ou não passem em 2 dias, o melhor é ir ao médico, pois pode ser necessário internamento hospitalar, para uma lavagem estomacal, intestinal e a toma de soro.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 17/01/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.