Tratamento para infecção urinária: antibióticos e remédios caseiros

Atualizado em abril 2024

O tratamento para infecção urinária normalmente é feito com o uso de antibióticos receitados por um médico, como ciprofloxacino ou fosfomicina, para combater bactérias que estejam causando a infecção.

No entanto, também existem alguns remédios caseiros, como o suco de arando, que podem ajudar a tratar a infecção quando ainda estiver no início ou que podem ser usados para completar o tratamento médico.

Além disso, é importante também ter alguns cuidados, como beber água e manter a higiene íntima adequada, para ajudar na recuperação e evitar que a infecção retorne. Saiba mais sobre a infecção urinária, seus sintomas e formas de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios para infecção urinária

Os principais remédios para infecção urinária são:

1. Antibióticos

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:

  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.

Estes antibióticos devem ser tomados até o último dia que o médico prescreveu, mesmo que os sintomas tenham desaparecido. Isto porque, ao parar de tomar o medicamento antes do período indicado, as bactérias, como Escherichia coli, podem não ser completamente eliminadas, gerando uma nova infecção urinária.

Já nos bebês com mais de 2 meses, o pediatra geralmente recomenda outros antibióticos, como amoxicilina com clavulanato ou sulfametoxazol com trimetoprima, por exemplo.

2. Analgésicos

A fenazopiridina é o principal analgésico receitado pelo médico, porque ele diminui os espasmos e anestesia a bexiga e a uretra, aliviando sintomas como dor ao urinar ou queimação. Este medicamento pode ser comprado nas farmácias com o nome de Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Além disso, os analgésicos mais comuns, como Paracetamol ou Ibuprofeno, também podem ser indicados para ajudar a aliviar alguns sintomas, especialmente quando não são muito intensos.

Saiba mais sobre os principais remédios utilizados para combater a infecção urinária.

Qual o melhor antibiótico?

Existem várias opções de antibiótico para infecção urinária, sendo que o melhor tipo de antibiótico varia de acordo com a bactéria que está causando a infecção, assim como a gravidade da infecção.

Por isso, o tratamento com antibiótico para infecção urinária deve sempre ser feito com indicação médica, que também deve levar em consideração alergias que a pessoa tem, para a escolha do melhor antibiótico. 

Opção de tratamento natural

Um ótimo tratamento natural para infecção urinária é o consumo de uma fruta chamada arando, ou cranberry, em sua forma natural, em forma de suco ou em cápsulas.

O arando possui elevado teor de proantocianidinas, substâncias que dificultam a aderência da bactéria Escherichia coli no trato urinário, ajudando a combater a doença. Confira outras opções de remédios caseiros para infecção urinária.

No entanto, a maioria das infecções urinárias podem ser evitadas apenas com a ingestão adequada de água e, por isso, recomenda-se ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

Assista este vídeo com outras dicas para ajudar a combater a infecção urinária mais rápido:

Tratamento da infecção urinária na gravidez

O tratamento para infecção urinária na gravidez também é feito com o uso de antibióticos que devem ser receitados pelo obstetra.

Os antibióticos mais seguros durante a gravidez são a amoxicilina e a cefalexina, que podem ser utilizados em qualquer período da gestação. Veja como deve ser o tratamento da infecção urinária na gravidez.

Além disso, é também recomendado beber bastante água ou sucos de fruta, durante todo o tempo de recuperação, pois ajudam a eliminar a urina, contribuindo para a eliminação das bactérias.

Vídeos relacionados