Tratamento para gardnerella

publicidade

O tratamento para gardnerella pode ser feito com remédios antibióticos como Secnidazol, Metronidazol ou Azitromicina e em alguns casos com pomadas para aplicação local. A gardnerella é uma bactéria naturalmente encontrada na flora feminina, e a proliferação anormal dessas bactérias causa uma infecção vaginal também chamada de vaginose bacteriana.

A gardnerella tem cura quando ela é devidamente tratada. Esta infecção em mulheres apresenta sintomas que incluem corrimento amarelado ou esverdeado com odor semelhante a peixe podre e dor na relação sexual. Quando a bactéria é encontrada no homem, geralmente não são observados sintomas, mas pode causar ardor ao urinar, coceira e inflamação da glande. A gardnerella não é considerada uma DST, mas deverá ser tratada se os sintomas forem observados. O contágio desta doença ocorre através do contato íntimo sem proteção.

Tratamento para gardnerella recorrente

O tratamento para gardnerella recorrente pode ser feito com remédios citados acima e suplementos multivitamínicos que reforçam o sistema imunológico do paciente. No tratamento convencional o uso de antibióticos mata a bactéria, mas é importante evitar alguns hábitos que favorecem a proliferação desta bactéria como como por exemplo o estresse, baixa imunidade e mudança de pH na região genital feminina.

Tratamento para gardnerella em gestantes

O tratamento para gardnerella em gestante é importante, pois esta infecção é bastante comum e se não for tratada adequadamente pode causar parto prematuro e bebê com baixo peso. Na gestante, o tratamento pode ser feito com o uso de metronidazol por 7 dias, após o 3º mês de gravidez, sob orientação médica.

Tratamento caseiro para gardnerella

O tratamento caseiro para gardnerella poder ser útil para complementar o tratamento clínico prescrito pelo ginecologista e para evitar a recorrência da doença. Algumas dicas de tratamento incluem:

  • Iogurte probiótico que aplicado no local ajuda a repor os suprimentos da flora vaginal por conter o Lactobacillus acidophilus vivos;
  • Garcinia Cambogia combatem as bactérias nocivas que podem aparecer na vagina por reforçar o sistema imunológico. Poderá ser usada em banhos de acento;
  • Vinagre de cidra é levemente ácido e possui pH semelhante ao de uma vagina saudável. Pode ser usado em banhos superficiais e pode ajudar a restaurar o equilíbrio na região vaginal.

O indivíduo com gardnerella tem maior risco de contrair outras infecções como a gonorreia, tricomoníase e candidíase devido a baixa imunidade do organismo e por isso é importante o tratamento adequado da doença.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 29/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.