Tratamento para Escara

publicidade

O tratamento para escara, ou úlcera de decúbito, pode ser feito com laser, açúcar, pomada com papaína, fisioterapia ou óleo dersani, dependendo da profundidade da escara.

No caso das escaras mais superficiais podem se curar apenas com o alívio da pressão no local. No entanto, escaras mais graves podem necessitar de cirurgia para retirada do tecido morto. O tratamento de escaras deve seguir algumas etapas:

  • Remover o tecido morto;
  • Limpar a ferida com soro fisiológico;
  • Colocar um curativo.

O médico ou o enfermeiro devem avaliar a escara para decidir qual o melhor tratamento e os materiais a serem utilizados na escara. A fisioterapia pode ser associada para diminuir a pressão e melhorar a circulação sanguínea, podendo ser indicada na maioria dos casos.

Tratamento para escara infectada

No tratamento para escara infectada é importante que o médico identifique o microrganismo envolvido para indicar o melhor produto para ser utilizado. No entanto, o açúcar refinado e as pomadas com prata, podem ajudar a curar a escara. É importante que o curativo seja trocado todos os dias para facilitar o tratamento.

Tratamento para escara com laser

O tratamento para escara com laser consiste no uso de um aparelho de laser, de baixa intensidade, que melhora a circulação sanguínea do local, acelerando a cicatrização da escara. A aplicação do laser pode ser feita por um enfermeiro ou fisioterapeuta.

Tratamento para escara com pomada

O tratamento para escara com pomada pode ajudar a cicatrizar a escara mais rapidamente. Um bom remédio é o óleo Dersani, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Basta aplicar o óleo nas regiões com escaras e nas regiões mais propensas ao seu desenvolvimento. Existem ainda outras pomadas, como a papaína, que podem ser utilizadas, mas que devem ser prescritas pelo médico.

Depois da colocação da pomada na ferida deve também ser aplicado um creme hidratante na pele à volta para impedir o aumento da escara.

Nota-se que a escara está fechando quando, ao redor da ferida, vão surgindo pequenos grânulos de tecido vermelho, parecidos com uma amora. Esta é uma condição normal, pois a ferida fecha-se de dentro para fora.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 26/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.