Tratamento para diarreia

publicidade

O tratamento para diarreia envolve uma boa hidratação, bebendo muitos líquidos, não comer alimentos ricos em fibras e tomar remédios para parar a diarreia como o Diasec e Imosec, por exemplo, por indicação do médico.

Geralmente, a diarreia aguda desaparece espontaneamente, em 2-3 dias e apenas é necessário evitar a desidratação, porque a desidratação causada pela diarreia pode provocar uma diminuição da pressão e desmaio, por exemplo.

Além disso, quando terminam os episódios de diarreia, é fundamental repôr a flora intestinal tomando probióticos para que o intestino volte a funcionar corretamente mais rápido. Veja também: Probióticos.

Tratamento caseiro para diarreia

No tratamento caseiro para diarreia aguda é importante:

  • Ingerir muitos líquidos como água, água de coco, chá ou sucos naturais para não ficar desidratado.
  • Comer alimentos leves e de fácil digestão como banana, maçã ou pera cozida, cenoura cozida, arroz cozido e frango cozido, por exemplo.
  • Fazer refeições leves com pequenas quantidades.
  • Evitar alimentos que estimulem o intestino ou de difícil digestão como café, chocolate, chá preto, refrigerantes com cafeína, bebidas alcoólicas, leite, queijos, molhos, frituras.
  • Evitar alimentos com muita fibra porque estimulam demasiado o intestino como couves, frutas com casca e cereais integrais. Leia mais em: O que comer na diarreia.

Além disso, pode também beber-se chá para parar a diarreia como o chá de goiabeira com camomila, por exemplo. Veja como fazer esse chá em: Solução natural para diarreia.

Tratamento para diarreia infantil

O tratamento para diarreia infantil é semelhante ao tratamento do adulto, no entanto, para evitar a desidratação, muitas vezes é utilizado o soro caseiro ou o soro comprado em farmácias. Além disso, o médico pode também indicar a toma de remédios como o Floratil, por exemplo. Leia mais em: Diarreia infantil.

Saiba como fazer soro caseiro, assistindo ao vídeo.

Tratamento para diarreia do viajante

Para tratar a diarreia do viajante, que surge entre o segundo e décimo dia de viagem e é causada pela E.Coli, é importante, manter os cuidados com a alimentação. Conheça mais em: Diarreia do Viajante. 

Além disso, para não piorar deve-se só beber água mineral em garrafa devidamente lavada, lavar sempre as mãos antes de comer e só comer alimentos bem cozidos, evitando os crus.

Quando ir no médico

Quando se tem diarreia, deve-se ir no médico sempre que:

  • Tem diarreia e vômitos;
  • A diarreia não passa ao final de 5 dias;
  • Tiver diarreia com pús ou sangue;
  • Tiver febre acima de 38,5 ºC.

Em alguns casos, como na diarreia bacteriana, pode ser necessário tomar antibiótico, sendo importante ir no médico para avaliar o tratamento mais adequado.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade