Tratamento para choque séptico

publicidade

O tratamento para o choque séptico é feito dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital. Lá o paciente irá receber medicamentos antibióticos para combater os micro organismos, medicamentos que regulem a função cardíaca e renal e deve ser ligado à aparelhos que o ajudem a respirar.

A hemodiálise deve ser também parte obrigatória do tratamento para o choque séptico para limpar a corrente sanguínea das toxinas liberadas pelos micro organismos, pois os rins não são capazes de fazer uma filtração sanguínea suficiente.

O paciente poderá ainda ter que ser submetido à reposição volêmica, para repor os líquidos perdidos devido ao inchaço, medicamentos para evitar a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. Deve ainda receber medicamentos para as dores e para estar mais tranquilo.

O paciente deve permanecer internado durante alguns dias, e dentro deste período recomenda-se mudá-lo de posição a cada 2 horas e realizar fisioterapia motora para diminuir as chances de encurtamento muscular e úlceras de decúbito, chamadas popularmente de escaras.

Referência Bibliográfica

WESTPHAL GA; SILVA E; SALOMÃO R; BERNARDO WM; MACHADO FR. Diretrizes para tratamento da sepse grave/ choque séptico - ressuscitação hemodinâmica. Acesso em Dez. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 05/12/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.