Tratamento para candidíase na mama

publicidade

O tratamento para candidíase na mama é feito com o uso de antifúngico via oral como o Fluconazol ou passar uma pomada antifúngica na mama por algumas semanas, como a Candicort. A dose a ser tomada deve ser indicada pelo médico após avaliar o risco/benefício, pois não há estudos que confirmem que o uso deste medicamento não faça mal ao bebê.

Para complementar o tratamento o médico poderá receitar uma pomada cicatrizante como o Bepantol que deve ser passada sempre após as mamadas e retirada antes de amamentar o bebê.

Recomendações para o tratamento da candidíase na mama

Algumas recomendações importantes para o tratamento da candidíase na mama são:

  • Manter a mama sempre seca entre as mamadas e evitar o consumo de doces e de produtos lácteos são também dicas importantes para garantir que o problema seja resolvido;
  • Ter um especial cuidado com a alimentação, evitando alimentos doces e lácteos, que favorecem a multiplicação do fungo;
  • Usar um sabonete com pH neutro para garantir que a pele fica menos ácida e isso evita a proliferação do fungo.

Além disso, deve-se verificar se a parte interna da boca do bebê apresenta-se com placas esbranquiçadas, sintoma de candidíase oral. Se esta alteração estiver presente deve-se também tratar o bebê para evitar a reinfecção na hora da amamentação.

Se o mamilo estiver com fissuras ou bolhas, muito sensível especialmente após o bebê mamar, deve-se sempre evitar que a ferida crie uma "crosta" para garantir a correta saída do leite e assim evitar uma mastite.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 25/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.