Tratamento para pedra nos rins: remédios, cirurgia e opções naturais

Atualizado em fevereiro 2023

O tratamento para pedra nos rins é determinado pelo nefrologista ou urologista de acordo com as características da pedra e grau de dor descrito pela pessoa, podendo ser recomendado tomar medicamentos para dor e que facilitem a saída da pedra.

Nos casos em que os remédios não são suficientes e as pedras são grandes e estão impedindo a passagem da urina, o médico pode indicar a realização de cirurgia para remover as pedras e desobstruir o canal por onde a urina passa.

A pedra nos rins é uma situação bastante dolorosa e que pode estar relacionada a baixa ingestão de água, ingesta excessiva de proteínas, doenças sistêmicas como gota, hiperparatireoidismo primário, obesidade, doença inflamatória intestinal, distúrbio dos túbulos renais, doenças autoimunes ou alimentação pouco saudável, o que pode fazer com que as substâncias que deveriam ser eliminadas na urina, fiquem acumuladas, levando à formação das pedras. Conheça mais sobre as causas de pedra nos rins.

Imagem ilustrativa número 1

4 tratamentos para pedra nos rins

Os principais tratamentos que pode ser indicados para tratar a pedra nos rins são:

1. Remédios

Os medicamentos são normalmente indicados pelo médico quando a pessoa se encontra em crise, ou seja, com dores intensas e constantes. Os medicamentos podem ser administrados via oral ou diretamente na veia, em que o alívio é mais rápido. Veja o que fazer numa crise renal.

Assim, o nefrologista pode indicar anti-inflamatórios, como o diclofenaco e o ibuprofeno, analgésicos, como a dipirona e o paracetamol, ou antiespasmódicos, como o buscopan e até mesmo opióides a depender da intensidade da crise renal.

Além disso, o médico poderá indicar o uso de remédios que promovem a eliminação como a tansulosina, por exemplo.

2. Cirurgia

A cirurgia normalmente é indicada se o cálculo renal for grande, maior que 6 mm, ou se estiver bloqueando a passagem da urina. Dor refratária ao tratamento medicamentoso é outra indicação cirúrgica assim como a presença de obstrução ureteral com injúria renal aguda, independente do tamanho do cálculo.

Neste caso, o urologista poderá decidir entre as seguintes técnicas:

  • Litotripsia extracorpórea: causa a fragmentação dos cálculos renais através das ondas de choque, até elas se tornarem pó e serem eliminadas pela urina;
  • Nefrolitotomia percutânea: utiliza um pequeno aparelho de laser para reduzir o tamanho do cálculo renal;
  • Ureteroscopia: utiliza um aparelho de laser para quebrar as pedras nos rins quando estas estão localizadas no ureter ou na pelve renal.

O tempo de internamento hospitalar vai variar conforme as condições da pessoa. Veja mais detalhes da cirurgia para cálculo renal.

3. Tratamento com laser

O tratamento a laser para pedra nos rins, chamado de ureterolitotripsia flexível, tem como objetivo fragmentar e retirar as pedras nos rins e é feito a partir do orifício da uretra. Esse procedimento é indicado quando a pedra não é eliminada mesmo com o uso de medicamentos que facilitem a sua saída.

A ureterolitotripsia é feita sob anestesia geral, dura cerca de 1 hora e, pelo fato de não ser necessários cortes ou incisões, a recuperação é rápida, sendo o paciente liberado normalmente 24 horas após o procedimento. Ao término desse procedimento cirúrgico, é colocado um cateter denominado duplo J, em que uma extremidade fica na bexiga e a outra dentro do rim e tem como objetivo facilitar a saída de pedras que ainda estejam presentes e impedir a obstrução do ureter bem como facilitar o processo de cicatrização do ureter, caso a pedra tenha lesionado esse canal.

É normal que após a ureterolitotripsia e colocação do cateter duplo J, a pessoa fique com uma sonda externa nas primeiras horas após o procedimento para drenar a urina.

4. Tratamento natural

O tratamento natural para pedra nos rins pode ser feito entre as crises quando não há dor e envolve beber 3 a 4 litros de água por dia para ajudar a eliminar as pedras de pequeno tamanho. Além disso, caso exista histórico na família de pedra nos rins, é importante fazer uma alimentação com poucas proteínas e sal porque isso pode evitar que apareçam novas pedras ou que as pedras pequenas aumentem de tamanho. Confira como fazer uma dieta para pedra nos rins.

Além disso, uma boa opção caseira para as pedras nos rins de pequeno tamanho é o chá de quebra-pedra pois além de ter ação diurética e facilitar a eliminação da urina, ele relaxa os ureteres facilitando a saídas das pedras. Para fazer o chá basta colocar 20 g de folhas secas de quebra-pedra para cada 1 xícara de chá de água fervente. Deixar repousar, e depois beber quando estiver morno, várias vezes durante o dia. Veja outra opção de remédio caseiro para pedra nos rins.

Qual médico consultar

Dois especialistas médicos devem ser consultados para orientar o tratamento da pedra nos rins, que são o nefrologista e o urologista.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nefrologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O nefrologista é responsável por fazer o tratamento clínico e a investigação clínica da condição que predispôs a formação do cálculo e tratá-la para evitar a recidiva do quadro.

Já o urologista é o médico que a avalia a necessidade de intervenção cirúrgica para evitar complicações ou tratar as complicações que necessitam de cirurgia para resolvê-las.

Estes profissionais devem trabalham em sincronismo mantendo uma boa relação para o melhor desfecho do paciente.

Vídeos relacionados