Tratamento para bulimia

publicidade

O tratamento para bulimia pode incluir a ingestão de medicamentos, acompanhamento do nutricionista e de um psicólogo que vão oferecer todas as ferramentas que o indivíduo necessita para fazer as escolhas mais acertadas e então alimentar-se adequadamente.

Uma autoanálise pessoal orientada por um psicoterapeuta e as terapias de grupo podem ser de grande ajuda para quem quer vencer a bulimia. Mas nos casos em que o paciente não colabora, não toma a medicação e não se esforça para mudar sua maneira de pensar, pode ser necessário o internamento hospitalar.

Tratamento nutricional para bulimia

O tratamento nutricional para bulimia deve ser orientado pelo nutrólogo ou nutricionista. Para o sucesso do tratamento sugere-se que este profissional esclareça todas as dúvidas do bulímico quanto à necessidade de se alimentar de forma correta, pois para eles é muito comum só pensar na quantidade de calorias que cada alimento possui, negando todos os benefícios para a saúde que o alimento pode trazer.

É importante também mostrar a pirâmide dos alimentos e ressaltar a sua importância na alimentação para que o doente perceba que se ele ingerir os alimentos corretos, ele não irá engordar e será saudável, evitando uma série de doenças.

O tratamento para bulimia é lento e pode demorar semanas para começar a mostrar algum resultado, mas quando ele é bem orientado e o indivíduo se esforça para vencer a doença, esta pode ser curada.

A bulimia é perigosa para saúde, pois quando o indivíduo vomita após a ingestão dos alimentos, os nutrientes não chegam à corrente sanguínea e o indivíduo pode ficar desnutrido e, por isso, mais propenso às doenças. Ficar doente sofrendo de bulimia é ainda mais grave, pois o organismo não tem como se defender e, neste caso, até mesmo uma simples gripe pode complicar para uma doença mais grave, sendo potencialmente fatal.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/09/2014 Última atualização da página: 18/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.