Como tratar a boqueira para evitar contaminar outras pessoas

Para tratar a boqueira e não contaminar outras pessoas pode ser necessário aplicar uma pomada cicatrizante como a base de triancinolona ou usar um remédio antifúngicos recomendado pelo médico ou dentista, como Fluconazol, por exemplo, durante cerca de uma semana. A queilite angular, popularmente conhecida por boqueira, é uma feridinha no canto da boca que pode ser causado por fungos ou bactérias e que se desenvolve devido à presença de umidade e que pode ser transmitida pela saliva.

Além disso, deve-se evitar comer alimentos ácidos, como vinagre ou pimenta para não irritar a boca e evitar o contato com saliva para não contaminar os outros, sendo que a cura demora geralmente entre 1 a 3 semanas.

Sinais de boqueiraSinais de boqueira

Em muitos casos o tratamento da queilite angular é feito quando eliminados os fatores que desenvolveram a inflamação do canto da boca, como adequar a prótese ao tamanho da boca, tomar suplementos para corrigir o déficit de vitaminas ou tratar a pele com remédios indicados pelo dermatologista, por exemplo.

Tratamento natural para boqueira

Para ajudar a curar a boqueira é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou tomar o suco de laranja com canudinho porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas no canto da boca.

Além disso deve-se evitar alimentos salgados, picantes e ácidos para proteger a região e evitar a dor e desconfort​o, como pimenta, café, álool, vingare e queijo, por exemplo. Saiba que alimentos ácidos deve evitar.

Tratamento da boqueira no bebê

Caso a boqueira afete o bebê, não se deve deixar ficar com os lábios molhados, secando sempre que possível com um paninho de algodão e evitando o uso da chupeta. Além disso, para evitar contaminar o bebê não se deve provar a comida com a colher do bebê ou passar a chupeta na boca, porque o bebê tem o sistema imune enfraquecido e pode ser contaminado.

Em alguns casos, pode ser necessário aplicar a pomada no bebê, mas esta deve ser receitada pelo pediatra.

Remédios para curar a boqueira

Para tratar a boqueira o médico pode indicar o uso de medicamentos, como triancinolona em pomada, devendo-se aplicar uma pequena quantidade de pomada no canto da boca 2 a 3 vezes ao dia depois de comer, deixando absorver. Além disso, o médico pode recomendar antifúngicos como Fluconazol, Cetonazol ou Miconazol em pomada que também deve ser aplicada 3 vezes ao dia.

Quando a causa da boqueira é o deficit de vitaminas e minerais, como zinco ou vitamina c, o médico pode recomendar suplementos vitamínicos para fortalecer o sistema imune e acabar com a boqueira.

É também importante aplicar todos os dias e com maior frequência nos dias de calor creme hidratante nos lábios para manter hidratados, evitando rachaduras.

Mais sobre este assunto: