Tratamento para aterosclerose

publicidade

O tratamento para aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, cateterismo, angioplastia e/ou tratamento medicamentoso associado a mudança no estilo de vida. 

Tratamento natural para aterosclerose

Um ótimo tratamento natural para aterosclerose é melhorar a alimentação como um todo, evitando ao máximo o consumo de alimentos ricos em gordura e realizando algum tipo de atividade física regularmente. Isto é importante porque irá diminuir o risco de aumento da gravidade das placas de ateroma que são estão formadas e os exercícios irão diminuir a quantidade de gordura no organismo.

Fisioterapia para aterosclerose

A fisioterapia pode ser indicada para o tratamento da aterosclerose pois através dos exercícios fisioterapêuticos haverá uma diminuição das placas de ateroma nos vasos sanguíneos do indivíduo, de forma gradativa, o que diminui o risco de doenças cardíacas.

Tratamento medicamentoso para aterosclerose

O tratamento medicamentos para aterosclerose deve ser instituído pelo cardiologista após avaliar o estado de saúde geral do indivíduo. Alguns exemplos de remédios para aterosclerose são: 

  • Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins;
  • Aspirina para prevenir a formação de coágulos nas artérias;
  • Betabloqueadores para reduzir os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração
  • Bloqueadores de canais de cálcio que relaxam as artérias, baixam a pressão arterial e reduzem a tensão no coração
  • Diuréticos para baixar a pressão e tratar a insuficiência cardíaca
  • Nitratos para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo de sangue para o coração
  • Estatinas para reduzir o colesterol.

A aterosclerose é uma doença que atinge o sistema circulatório trazendo prejuízo, principalmente, para o coração. A precaução é o melhor remédio. Ter uma alimentação correta, praticar atividade física regularmente, não fumar, são as principais maneiras de se prevenir a formação da aterosclerose.

O início de formação dessas placas de gordura ocorre já na infância, em pacientes que apresentam predisposição genética e vai progredindo durante a vida. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, porém os mais atingidos são indivíduos com predisposição genética, com história familiar, e que apresentem pressão alta, diabetes, obesidade, ou seja tabagista. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 18/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.