Tratamento para Artrose no Joelho

publicidade

O tratamento para artrose no joelho deve ser sempre orientado por um ortopedista pois, normalmente, é feito para aliviar os sintomas específicos de cada paciente e evitar o desenvolvimento da doença, uma vez que não existe uma cura para a artrose.

Assim, a maior parte dos tratamento da artrose no joelho é feita com:

  • Analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona: ajudam a reduzir a dor sentida pelo paciente, especialmente antes ou após fazer algum tipo de exercício com o membro afetado;
  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: reduzem a inflamação local na articulação, aliviando a dor e permitindo a mobilização do membro afetado. Podem ser utilizados na forma de comprimidos ou pomadas para passar no joelho. Conheça alguns exemplos: Pomadas anti-inflamatórias.
  • Hidroterapia e/ou natação: Pois além de diminuir os sintomas da artrose, ajuda a emagrecer que também é um fatores importantes para diminuir a evolução da doença;
  • Aplicação de frio/calor: Útil para diminuir os sintomas da artrose, mas a indicação do uso do frio ou do calor vai depender do objetivo e da progressão da doença, que deverão ser indicados pelo fisioterapeuta;

Além disso, o médico também pode recomendar fazer sessões de fisioterapia para ajudar a fortalecer o joelho e reduzir a necessidade de utilizar remédios.

Já nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para artrose do joelho que consiste na remoção de partes da cartilagem danificadas e substituição por um prótese artificial. Saiba mais em: Prótese de joelho.

Fisioterapia para artrose no joelho

A fisioterapia para artrose no joelho, geralmente, é aconselhada desde o início do tratamento para fortalecer os músculos das pernas, aumentar a amplitude dos movimentos do joelho e diminuir a dor.

Normalmente, a fisioterapia para artrose no joelho deve ser feita em clínicas de fisioterapia 2 a 3 vezes por semana em sessões de 30 minutos. Veja alguns exercícios de fisioterapia que pode fazer em casa: Exercícios para artrose no joelho.

Tratamento natural para artrose no joelho

Um bom tratamento natural para aliviar a dor da artrose no joelho consiste em aplicar uma compressa molhada em chá de camomila morno, pois o calor em associação com as propriedades analgésicas da planta ajudam a reduzir rapidamente a dor.

Além disso, outros tratamentos naturais para a artrose no joelho incluem a acupuntura, a drenagem postural e a massagem no joelho, por exemplo.

Sinais de melhora da artrose no joelho

Os sinais de melhora da artrose no joelho surgem cerca de 1 a 2 semanas após o início do tratamento e, normalmente, incluem redução da dificuldade para movimentar a perna afetada, aumento da amplitude da articulação e diminuição do inchaço no joelho.

Sinais de piora da artrose no joelho

Os sinais de piora da artrose no joelho surgem quando o tratamento não está a ser feito de forma adequada e podem incluir dificuldade para caminhar e aumento do inchaço no joelho.

Além da artrose, existem outros problemas que podem causar dor no joelho, veja:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade