Tratamento para artrose na coluna

publicidade

O tratamento para artrose na coluna vertebral pode ser feito através da toma de remédios anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos. Também pode ser indicado sessões de fisioterapia para aliviar os sintomas e evitar a piora da doença, e como último recurso, a realização de cirurgia para retirar as partes afetadas pela artrose.

O tratamento para a artrose da coluna lombar, que é a região do fundo das costas, deve ser realizado sob orientação de um ortopedista logo que surjam os primeiros sintomas. O tratamento para a artrose na coluna cervical, que é a região do pescoço, é muito delicado e a cirurgia só é realizada em casos muito graves.

Medicamentos para artrose na coluna

Os medicamentos para artrose na coluna dependem da fase que a doença se encontra e da gravidade dos sintomas. Podem ser utilizados as seguintes opções:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: ajudam a aliviar as dores e inflamações como o paracetamol;
  • Anti-inflamatórios não esteróides: aliviam as dores e inchaços como o ibuprofeno e naproxeno;
  • Remédios que impedem a piora do desgaste da coluna: condroitina e glicosamina;
  • Bloqueios anestésicos ou infiltrações com corticóides;
  • Aplicação de pomada analgésica e anti-inflamatória: são aplicadas para reduzir a dor no local, como moment ou voltaren.

É importante referir que o tempo, a quantidade e o tipo de remédio mais indicado para tratar a artrose na coluna deve ser definido pelo médico.

Fisioterapia para artrose na coluna

A fisioterapia para artrose na coluna depende dos sintomas apresentados e da progressão da doença. Os recursos utilizados pelo fisioterapeuta incluem:

  • Aplicação de gelo picado envolvido num toalha úmida na coluna: deve ser feito numa fase inicial e aguda para aliviar as dores;
  • Aplicação de bolsas de água quente na coluna: pode ser utilizado numa fase mais avançada e crônica para relaxar os músculos e aliviar as dores;
  • Uso de aparelhos para aliviar as dores e inflamações: TENS, microcorrentes, ultra-sons, ondas curtas, laser;
  • Terapia manual: é feita através de alongamentos, pompagens e mobilizações articulares com objetivo de melhorar os movimentos;
  • Fortalecimento dos músculos da coluna e pernas: deve ser realizado de forma gradual, numa fase com poucas dores, para dar mais firmeza às articulações e para que os sintomas não piorem;
  • Hidroterapia e/ou natação: os exercícios na água traz muitos benefícios pois aliviam os sintomas e ajudam a reduzir o peso;
  • Correção da postura: podem ser utilizadas técnicas como Reeducação postural global (RPG) e Pilates, visando diminuir a sobrecarga na coluna, melhorar o alinhamento e fortalecer os músculos;
  • Osteopatia: é uma técnica que dever ser realizada por fisioterapeuta especializado através de manipulações da coluna visando reduzir o atrito entre as articulações. Nem todos os casos de artrose da coluna podem ser beneficiados com essa técnica.

A fisioterapia para artrose na coluna deve ser sempre realizada sob orientação de um fisioterapeuta. Pode ser realizada numa clínica de fisioterapia diariamente e numa fase posterior, quando os sintomas já estão mais controlados, deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana.

Além da fisioterapia e toma de remédios, o paciente deve adotar alumas medidas de prevenção para que o desgaste da coluna não piore como evitar carregar pesos, manter sempre uma postura correta e ficar em repouso sempre que tiver alguma dor ou desconforto na coluna.

Cirurgia para artrose na coluna

A cirurgia para artrose na coluna só é indicada em último caso, quando as dores são incapacitantes, quando há comprometimento da parte neurológica e quando já foram tentados todos os tratamentos existentes sem sucesso. As opções de cirurgia são:

  • Fusão dos segmentos afetados da coluna: é feita uma fixação das vértebras que causam as dores através do uso de enxerto ósseo, hastes ou parafusos metálicos. Isso limitará os movimentos do local afetado e diminuirá as dores;
  • Substituição de disco artificial: é uma técnica mais recente, realizada quando há uma hérnia de disco associada à artrose. É feita uma substituição do disco por uma prótese metálica para que a articulação mantenha o movimento e diminua as dores.

O paciente portador de artrose na coluna deve sempre tentar os tratamentos convencionais antes de avançar para qualquer tipo de cirurgia pois nem todos tem indicações para operar a coluna e existem riscos e complicações como lesão dos nervos, raízes nervosas ou medula, risco de infecções e maior desgaste das vértebras que não foram operadas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 24/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.