Tratamento para anorexia

publicidade

O tratamento para a anorexia nervosa inclui, principalmente, terapias de grupo, familiar e comportamental, assim como acompanhamento nutricional e ingestão de suplementos para combater as carências nutricionais provocadas pela doença que impede o paciente de se alimentar corretamente.

Além disso, pode ser necessário a ingestão de remédios, como antidepressivos, e em casos graves, o internamento hospitalar com a colocação de uma sonda nasogástrica para garantir a alimentação correta do paciente.

Tratamento nutricional para anorexia

O tratamento nutricional para anorexia nervosa tem como objetivo ajudar o paciente a fazer uma alimentação adequada para manter o organismo saudável e evitar doenças.

Durante o tratamento, é realizado um plano alimentar adequado aos gostos e estilo de vida do paciente, podendo ser necessário a ingestão de suplementos que não fazem engordar, mas que dão ao corpo todas as vitaminas e minerais necessários para estar saudável.

O tratamento nutricional ajuda assim a combater os sintomas da anorexia nervosa que são consequências da falta de alimentos, como cabelos finos, perda de cabelo, unhas fracas, prisão de ventre ou pele seca, por exemplo.

Para saber mais sobre os sintomas da anorexia nervosa veja: Sintomas da anorexia nervosa.

Sinais de melhora na anorexia

Alguns sinais de melhora na anorexia são: não passar mais de 3 horas e meia sem comer, os cabelos e unhas ficarem mais forte, pele mais hidratada e bonita, fazer as refeições em família e recuperação de um peso saudável.

Sinais de piora na anorexia

Alguns sinais de piora na anorexia são continuar fazendo períodos prolongados sem comer, não fazer as refeições em família, faltar à terapia, continuar a perder peso ou até ter falta de energia para as atividades diárias como tomar banho.

Riscos da anorexia

Os riscos da anorexia são principalmente o desenvolvimento de doença por falta de nutrientes como anemia, osteoporose ou escorbuto, por exemplo.

Quando o paciente tem uma desnutrição severa o risco é mais elevado podendo ocorrer infarto, paragem cardiorrespiratória e inclusive levar à morte.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade