Tratamento Natural para Fibromialgia

publicidade

Alguns bons exemplos de tratamentos naturais para fibromialgia são a utilização de plantas medicinais como Ginkgo-biloba, aromaterapia com óleo essencial de lavanda, massagens de relaxamento realizadas com óleo de semente de uva e investir no consumo de alimentos ricos em vitamina D e magnésio.

  • Ginkgo-biloba: Melhora a circulação e retira metabólitos, trazendo sensação de alívio das dores da fibromialgia;
  • Aromaterapia: O aroma das plantas medicinais alcançam as células olfativas e estas estimulam determinadas áreas do cérebro produzindo o efeito desejado. No casso da fibromialgia a aromaterapia mais indicada é a de essência de lavanda, que produz bem-estar, acalma e relaxa os músculos;
  • Massagem: A massagem terapêutica e a massagem de relaxamento conseguem aumentar a circulação sanguínea, retirar toxinas acumuladas nos músculos, tendões e ligamentos, relaxa, diminui a dor e o cansaço. Quando o óleo utilizado é o de semente de uva, os benefícios são ainda maiores, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
  • Vitamina D: Em alguns casos observou-se que indivíduos com fibromialgia possuem carência de vitamina D que manifesta-se causando osteoporose, dor de cabeça e enxaquecas e por isso aconselha-se um aumento do consumo de alimentos que contém vitamina D como atum, gema de ovo, alimentos enriquecidos com vitamina D e sardinha enlatada.
  • Magnésio: A concentração de magnésio também encontra-se frequentemente diminuída nestes pacientes, mas ele é importante para a saúde pois é utilizado no transporte de energia pelo corpo e ajuda a controlar melhor a dor. Alguns alimentos ricos em magnésio são: banana, abacate, semente de girassol, leite, granola e aveia.

É importante ressaltar que como a fibromialgia ainda não tem cura todos estes tratamentos poderão ser utilizados mas não exclui a necessidade da toma dos remédios receitados pelo médico.

Veja quais os remédios que podem ser prescritos pelo reumatologista em: Tratamento da fibromialgia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/07/2014 Última atualização da página: 18/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.