Tratamento da dengue

publicidade

O tratamento da dengue se baseia no uso de remédios como o paracetamol ou dipirona para controlar a febre e diminuir as dores no corpo. Sintomas que podem se manter entre 7 e 10 dias. 

Além disso, para o tratamento da dengue é indicado beber muitos líquidos como água, chá ou suco e descansar, para o corpo combater o vírus de forma eficiente.

O Ministério da Saúde recomenda o uso de paracetamol para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 g por dia, porém a toma de qualquer medicamento deve ser aconselhado pelo médico.

O tratamento da dengue deve ser hospitalar no caso de pacientes hipertensos, com insuficiência cardíaca ou que estejam com crise de asma ou diabetes descompensada, mesmo que não se trate de dengue hemorrágica. 

Tratamento da dengue hemorrágica

O tratamento da dengue hemorrágica é feito no hospital com uso de soro na veia, toma de medicamentos para interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas, uso de oxigênio para facilitar a respiração e em alguns casos transfusão de plaquetas. 

No hospital os exames de sangue para acompanhar a recuperação e o estado de saúde do paciente são repetidos inicialmente de 15 em 15 minutos e quando apresenta alguma melhora, a cada 2 hora. O paciente recebe alta 48 horas após o fim da febre e quando a concentração de plaquetas fica normalizada.

O diagnóstico da dengue hemorrágica é feito através de exame de sangue, porém na presença de sintomas da clássicos da dengue . Há suspeita deste tipo de dengue quando o indivíduo apresenta vômito persistente, tontura ao levantar e hemorragias, que geram intensa dor abdominal.

Tratamento natural para dengue

O tratamento natural para dengue pode incluir a toma de chá de echinacia, Althea oficinalis ou Ciscus incanus, por exemplo, que são plantas medicinais que ajudam a melhorar e fortalecer a imunidade, diminuindo a tempo da doença.

O tratamento caseiro da dengue inclui ainda repouso, hidratação e a toma de analgésicos e antipiréticos para aliviar os sintomas da doença.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.