Tratamento caseiro para otite

publicidade

Um bom tratamento caseiro para otite, que é uma inflamação no ouvido que causa intensa dor de ouvido e dor de cabeça, consiste em tomar um chá preparado com cascas de laranja e outras plantas medicinais, e disso, colocar um pedacinho de algodão tampando o ouvido.

A dor de ouvido é muito comum no verão, e pode ser causada por entrada de água nos ouvidos, presença de fungos ou bactérias e até mesmo pelo uso inadequado de cotonetes. Além de utilizar estes remédios caseiros consulte um médico, pois pode ser necessário o uso de antibióticos.

Remédio caseiro para otite com azeite e alho

Um bom remédio caseiro para amenizar a dor causada pela do de ouvido, ou otite, é um tampão de algodão embebido em azeite e alho porque o azeite morno lubrifica o ouvido e diminui a dor enquanto que o alho possui propriedades antimicrobianas que auxiliam na cura da dor de ouvido.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de azeite

Modo de preparo

Numa colher de sopa coloque 1 dente de alho amassado e um fio de azeite e leve ao fogo para amornar. Quando já estiver morno, molhe um pedaço de algodão no azeite, esprema para retirar o excesso de líquido e coloque-o no ouvido, de modo a tapá-lo. Deixe este remédio atuar por cerca de 20 minutos. Repita o procedimento 3 vezes ao dia.

Remédio caseiro para otite com casca de laranja

Uma outra boa solução natural para ajudar a tratar a dor de ouvido é tomar o chá de poejo e guaco.

Ingredientes

  • 1 punhado de guaco
  • 1 punhado de poejo
  • Casca de 1 laranja
  • 1 L de água

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta adicionar os ingredientes na água fervente, tampar e deixar o chá em infusão por aproximadamente 15 minutos. Posteriormente coe e beba o chá 3 vezes ao dia, enquanto durar os sintomas de otite.

Para evitar os episódios de dor de ouvido é recomendado secar muito bem os ouvido após tomar banho ou estar na praia ou na piscina, por exemplo, envolvendo um dedo com uma toalha fina e secando a região até onde o dedo alcança e evitar o uso de cotonetes.

Veja também:

publicidade
publicidade