Tratamento caseiro para calos

publicidade

O tratamento para calos pode ser feito em casa, através da adoção de algumas medidas como esfregar o calo com a pedra-pomes e não utilizar sapatos e meias apertados, por exemplo.

Porém, caso o indivíduo seja diabético ou tenha má circulação sanguínea, deve consultar um podólogo antes de tratar do calo em casa, pelo risco de infecção.

Passo a passo do tratamento caseiro para calos

Para tratar dos calos em casa, deve-se seguir os seguintes passos:

1. Mergulhar o calo em água morna

A água morna amacia o calo, tornando mais fácil remover a pele engrossada que forma a calosidade. Desta forma, deve-se encher uma bacia com água morna e mergulhar a região do corpo com o calo, como o pé ou a mão, por exemplo, durante cerca de 10 a 15 minutos.

2. Esfregar o calo com a pedra-pomes

Depois dos 10 ou 15 minutos com a região do corpo mergulhada em água morna, esfregar o calo com uma pedra-pomes ou lixa, caso ele seja pequeno, para remover a camada de pele grossa que se formou.

Não se deve usar um objeto afiado para esfregar o calo, pois pode-se cortar a pele e causar uma infecção.

3. Aplicar creme hidratante na região do corpo com o calo

Após se esfregar o calo com a pedra-pomes, aplicar um creme hidratante na região do corpo com o calo para ajudar a manter a pele macia, de forma a tornar a camada de pele por cima do calo menos grossa.

4. Colocar um band-aid no calo

Aplicar um band-aid para calos parecido com uma almofada, que pode ser comprado em farmácias, ou uma gaze fixa com um adesivo para proteger a área onde o calo se desenvolveu, de forma a não aumentar o seu tamanho e não engrossar ainda mais o calo.

O uso de band-aids próprios para calos deve ser feito com cautela, pois existem alguns band-aids que contêm substâncias como o ácido salicílico, que pode irritar a pele saudável e levar à infecção, especialmente em diabéticos ou pessoas com má circulação sanguínea, por exemplo.

5. Usar meias e sapatos confortáveis, que não apertem

Deve-se usar meias e sapatos confortáveis que não apertem até o calo desaparecer, pois sapatos e meias apertadas engrossam a pele, formando novos calos ou aumentando o tamanho dos calos já formados.

Não é recomendado abrir um calo pelo risco de infecção e sangramento, que é especialmente perigoso em caso de diabetes. Além disso, caso o calo não saia em cerca de 1 semana é recomendado consultar um podólogo ou médico para orientar o melhor tratamento, que pode envolver o uso de remédios tópicos.

Veja outra forma caseira de remover os calos em: Remédio caseiro para tratar calos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade