Traqueobronquite

publicidade

A traqueobronquite é uma inflamação na traquéia e nos brônquios que gera sintomas como tosse e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos atrapalhando o funcionamento do sistema respiratório. A traqueobronquite aguda dura em média 15 dias e seu tratamento consiste na toma de medicamentos mucolíticos, broncodilatadores e antibióticos.

Sintomas da traqueobronquite

São sintomas da traqueobronquite:

  • Tosse seca ou tosse com catarro;
  • Febre baixa;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Inspiração ruidosa;
  • Sensação de falta de ar.

Causas da traqueobronquite

As causas da traqueobronquite podem ser:

  • Infecção viral, sendo a proveniente de uma evolução de resfriados e gripes;
  • Infecção bacteriana, que passa de uma pessoa para outra através das suas secreções respiratórias ou
  • Contato com substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, ácidos ou poluentes atmosféricos.

A traqueobronquite pode ser transmitida de pessoa para pessoa através da inalação de gotículas de saliva ou tosse da pessoa contaminada. Fala, tosse e espirro são vias comuns de contaminação.

Tratamento para traqueobronquite

O tratamento para traqueobronquite pode depende da causa da doença.

  • Traqueobronquite proveniente de um vírus: Deve-se apenas tomar providências para aliviar a tosse que geralmente são medicamentos broncodilatadores que ajudam também na eliminação da mucosa e mucolíticos como, por exemplo, o Mucosolvan que facilita a eliminação de mucosa.
  • Traqueobronquite proveniente de uma bactéria: O paciente deverá procurar um médico para que ele receite um antibiótico que melhor se encaixe ao seu quadro.

Complicações da traqueobronquite

Geralmente a traqueobronquite aguda é bem tolerada e não gera complicações, contudo ela pode virar uma traqueobronquite crônica se não for tratada de forma correta ou se os hábitos que estão gerando os sintomas não forem mudados. Sem o tratamento adequado os brônquios continuaram produzindo muco em excesso. Esta doença é particularmente mais perigosa para as crianças.

Prevenção da traqueobronquite

Como um vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra com facilidade, a melhor forma de prevenção da traqueobronquite aguda é não ficar muito tempo em locais fechados, evitar aglomeração de pessoas e higienizar-se adequadamente, diminuindo, assim, as chances de complicações de doenças.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 29/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.