Transmissão do Sarampo

publicidade

A transmissão do sarampo dá-se pelo ar. O indivíduo contaminado, ao tossir ou espirrar, lança partículas contendo o vírus do sarampo no ar e ao inalar essas partículas um outro indivíduo fica contaminado. Essas partículas contendo o vírus podem permanecer ativas durante um tempo relativamente longo, especialmente em ambientes fechados, como shoppings e escolas.

Tempo de transmissão do sarampo

O indivíduo contaminado com o sarampo pode transmitir a doença até 4 dias antes da aparição de seus sintomas, quando nem mesmo ele sabe que está com sarampo, até a completa remissão da doença. Isolar o indivíduo contaminado é uma forma de evitar a transmissão da doença, mas a forma mais eficaz é a vacinação, pois o indivíduo pode contaminar outros quando nem mesmo ele sabe que está contaminado.

Prevenção do sarampo

A prevenção do sarampo pode ser feita através da vacinação.

A vacina do sarampo é feita em duas fases, a primeira na infância entre os 12 e os 15 meses e a segunda entre os 4 e os 6 anos de idade. Ao vacinar-se contra o sarampo o indivíduo fica protegido por toda a vida. Adultos que não foram vacinados enquanto crianças podem tomar a vacina em dose única.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 02/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.