Tosse, o que pode ser?

publicidade

A tosse pode ser causada por engolir algo de forma errada, mas também pode ser um sintoma de várias outras doenças como por exemplo asma, tuberculose, pneumonia ou até mesmo câncer.

A tosse aguda dura até 3 semanas e em geral passa com a toma de mel, xaropes ou de medicamentos antitússicos como o Bisolvon, por exemplo. Ela é um mecanismo de defesa do corpo e frequentemente está associada a alergia ou a doenças respiratórias como gripes ou resfriados.

Já a tosse que permanece por mais de 3 semanas e que não passa mesmo com a toma de remédios como os acima citados, pode ser uma doença mais grave como a tuberculose, por exemplo. Neste caso, há intenso suor noturno e perda de peso aparente. Seu tratamento e feito com a toma de antibióticos por aproximadamente 6 meses e é muito eficaz.

Outras possíveis causas de tosse são rinite, sinusite e pneumonia. Caso a rinite seja de origem alérgica, deve ser tratada com a toma de medicamentos anti-histamínicos, que diminuem os sintomas da alergia em poucos dias.

Alguns remédios caseiros bons para a tosse são o xarope de mel com limão, gengibre e o consumo de alimentos ricos em vitamina C como laranja, abacaxi e a acerola, por exemplo.

Mas é importante que o indivíduo saiba que se a tosse for produtiva (com catarro ou sangue) e acompanhada de febre e dor de garganta deve-se ir ao médico para um correto diagnóstico e uma terapêutica mais direcionada.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 24/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.