Como aliviar a tontura comum da gravidez

PUBLICIDADE

A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses.

Normalmente, a tontura está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos e, por isso, algumas formas de aliviar o desconforto incluem:

  • Sentar de forma confortável, respirar fundo e tentar relaxar;
  • Deitar na cama virada sobre o lado esquerdo;
  • Deitar na cama e colocar um travesseiro alto por baixo das pernas.

Estas dicas podem ajudar a aliviar os episódios de tonturas, porém caso sejam muito frequentes e não permitam que a gestante realize as suas atividades diárias é aconselhado informar o obstetra para realizar exames de sangue pois também pode ser sinal de anemia, sendo necessário fazer o tratamento adequado com ferro. Veja como identificar se é anemia: Sintomas de anemia.

O que fazer para evitar que a tontura volte a surgir

Embora seja difícil evitar que as tonturas voltem a surgir, é possível adotar algumas estratégias que reduzem esse risco, incluindo:

  • Levantar-se lentamente após estar deitada ou sentada por mais de 15 minutos;
  • Fazer regularmente exercícios com as pernas durante o dia, especialmente enquanto se está sentada;
  • Utilizar roupa pouco apertada e confortável;

Além disso, outra dica muito importante consiste em comer, pelo menos, de 3 em 3 horas e beber cerca de 2 litros de água por dia.

Os chás para aliviar tonturas estão contraindicados pois, normalmente, são feitos com ervas que se devem evitar na gravidez. Veja uma lista completa em:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE