Tipos de Pele

publicidade

Para manter a pele saudável, livre de rugas e manchas é importante conhecer as características dos diferentes tipos de pele, que pode ser oleosa, normal ou seca, para que desta forma, seja possível adaptar os sabonetes, protetores solares, cremes e inclusive a maquiagem para cada tipo de pele.

Tanto a pele branca, como a pele morena ou a pele negra, pode ser oleosa, normal ou seca, e para determinar que tipo de pele se trata, o dermatologista é o profissional mais indicado.

Além disso, ao longo dos anos uma tipo de pele pode alterar-se, passando de pele oleosa para pele seca, por exemplo, sendo necessário ajustar os cuidados diários para manter a pele sempre bem cuidada e bonita.

Pele Normal

  • Características da pele normal: A pele normal apresenta textura suave, aveludada e é agradável ao toque, não apresentando imperfeições e, sendo por isso, típica dos bebês e das crianças mais pequenas.
  • Cuidados com a pele normal: Para cuidar da pele normal deve-se utilizar sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo diariamente. Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente nas zonas visíveis do corpo, como rosto e mãos, por exemplo.

Veja como hidratar a pele normal em: Hidratante natural para pele normal.

Pele Oleosa

  • Características da pele oleosa: A pele oleosa, também conhecida por pele lipídica devido ao excesso de sebo que produz, tem aspeto gorduroso e brilhante e apresenta tendência para desenvolver espinhas, sendo o tipo de pele comum da adolescência.
  • Cuidados com a pele oleosa: Para cuidar da pele oleosa é importante aplicar loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, por exemplo, pois têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação da pele. Além disso, pessoas com pele oleosa devem evitar usar maquiagem pois, leva ao entupimento dos orifícios da pele e favorece a formação de cravos.

Para saber como cuidar da pele oleosa leia: Tratamento caseiro para pele oleosa.

Pele Seca

  • Características da pele seca: A pele seca tem aspeto baço e descamativo, especialmente nas mãos, cotovelos, braços e pernas e, por isso, podem surgir rachaduras nesses locais quando exposta ao frio. Os indivíduos com pele seca podem desenvolver rugas mais cedo que os restantes tipos de pele, especialmente na cara por ser o local que está mais exposta, sendo o tipo de pele mais comum nas pessoas idosas.
  • Cuidados com a pele seca: Para cuidar da pele seca deve-se usar cremes hidratantes ou óleos vegetais,como áloe vera ou camomila, por exemplo, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para hidratar eficazmente a pele. Além disso, deve-se usar produtos sem álcool, pois o álcool seca ainda mais a pele, tornando-a aspara.

Saiba como hidratar a pele seca em: Solução caseira para pele seca e extra seca.

Outros tipos de pele

A pele mista, é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, sendo que em geralmente a pele encontra-se oleosa no queixo, nariz e testa e, tem tendência para secar em redor da boca, das bochechas e dos olhos. Nestes casos deve-se usar loções de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes na restante área.

A pele sensível é um tipo de pele muito frágil, ficando facilmente irritada com cor avermelhada, provocando coceira, machas, ardor e sensação de picadas após aplicação de um novo produto ou a situações de muito calor, frio ou vento, por exemplo. Nestes casos, o individuo deve evitar exposição prolongada ao sol e ao frio, bem como, evitar o uso excessivo de cremes e maquiagem, pois irrita a pele.

Para saber qual o seu tipo de pele leia: Como saber o seu tipo de pele

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade