Tipos de Pele

publicidade

Para manter a pele saudável, livre de rugas e manchas é importante conhecer as características dos diferentes tipos de pele, que pode ser oleosa, normal ou seca, para que desta forma, seja possível adaptar os sabonetes, protetores solares, cremes e inclusive a maquiagem para cada tipo de pele.

Tanto a pele branca, como a pele morena ou a pele negra, pode ser oleosa, normal ou seca, e para determinar que tipo de pele se trata, o dermatologista é o profissional mais indicado.

Além disso, ao longo dos anos um tipo de pele pode alterar-se, passando de pele oleosa para pele seca, por exemplo, sendo necessário ajustar os cuidados diários para manter a pele sempre bem cuidada e bonita. Para saber qual o seu tipo de pele leia: Como saber o seu tipo de pele.

Pele Normal

  • Características da pele normal: A pele normal apresenta textura suave, aveludada e é agradável ao toque, não apresentando imperfeições e, sendo por isso, típica dos bebês e das crianças mais pequenas. Normalmente, a pele normal apresenta aspeto rosado e, não desenvolve espinhas nem manchas.
  • Cuidados com a pele normal: Para cuidar da pele normal deve-se utilizar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo. Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente nas zonas visíveis do corpo, como rosto e mãos, por exemplo. Veja como hidratar a pele normal em: Hidratante natural para pele normal.

Pele Oleosa

  • Características da pele oleosa: A pele oleosa, também conhecida por pele lipídica devido ao excesso de sebo que produz, tem aspeto gorduroso, úmido e brilhante e, apresenta tendência para desenvolver espinhas, cravos e acne, sendo o tipo de pele comum da adolescência. O excesso de sol, o estresse ou uma dieta rica em alimentos com muita gordura pode causar pele oleosa.
  • Cuidados com a pele oleosa: Para cuidar da pele oleosa é importante aplicar loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, por exemplo, pois têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação da pele. Além disso, pessoas com pele oleosa devem evitar usar maquiagem pois, leva ao entupimento dos orifícios da pele e favorece a formação de cravos. Para saber como cuidar da pele oleosa leia: Tratamento caseiro para pele oleosa.

Pele Seca

  • Características da pele seca: A pele seca tem aspeto baço e descamativo, especialmente nas mãos, cotovelos, braços e pernas e, por isso, podem surgir rachaduras e descamação nesses locais. Os indivíduos com pele seca podem desenvolver rugas mais cedo que os restantes tipos de pele, especialmente na cara por ser o local que está mais exposta, sendo o tipo de pele mais comum nas pessoas idosas. A pele seca pode ser ter causa genética ou devido a condições ambientais, como, frio, vento ou sol em excesso ou até banhos demorados com água quente.
  • Cuidados com a pele seca: Para cuidar da pele seca deve-se usar cremes hidratantes ou óleos vegetais, como áloe vera ou camomila, por exemplo, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para hidratar eficazmente a pele. Além disso, deve-se usar produtos sem álcool, pois o álcool seca ainda mais a pele, tornando-a áspara. Saiba como hidratar a pele seca em: Solução caseira para pele seca e extra seca.

Outros tipos de pele

A pele mista, é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, sendo que em geralmente a pele encontra-se oleosa no queixo, nariz e testa e, tem tendência para secar em redor da boca, das bochechas e dos olhos. Nestes casos deve-se usar loções de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes na restante área.

A pele sensível é um tipo de pele muito frágil, ficando facilmente irritada com cor avermelhada, provocando coceira, machas, ardor e sensação de picadas após aplicação de um novo produto ou a situações de muito calor, frio ou vento, por exemplo. Nestes casos, o individuo deve evitar exposição prolongada ao sol e ao frio, bem como, evitar o uso excessivo de cremes e maquiagem, pois irrita a pele.

Cor da pele

A cor da pele humana, que varia desde pele muito clara a pele negra, depende da quantidade de melanina, que é o hormônio responsável pela cor da pele, dos olhos e cabelo.

O tom de pele, deriva de fatores genéticos, pois, geralmente herda-se o tom dos pais, porém, a exposição ao sol e o envelhecimento também interferem na cor da pele.

Cada tipo de pele tem características especificas, como se pode observar na tabela seguinte.

Tipos de PeleCaracterísticas da pele
I - Pele muito brancaA pele é muito clara, tem sardas no rosto e, o cabelo é ruivo. A pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando apenas avermelhada.
II - Pele brancaA pele e os olhos são claros e, o cabelo é castanho claro ou loiro. A pele queima-se facilmente e bronzeia-se um pouco, ficando dourada.
III - Pele morena claraA pele é branca, o cabelo castanho escuro ou preto e, por vezes, queima-se, porém, também se bronzeia.
IV - Pele morenaA pele é morena clara, queima-se pouco e, bronzeia com facilidade.
V - Pele morena escuraA pele é escura, tipica das pessoas mulatas, raramente se queima e bronzeia-se sempre.
VI - Pele negraA pele é muito morena ou negra, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que não se repare muito, porque já é escura.

Conhecer as características da pele permite adaptar os cuidados a ter com a pele e, mante-la sadável. Saiba como em: 5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade