Tipos de hepatite

publicidade

Os diferentes tipos de hepatite são: Hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica. Saiba mais:

Hepatite A

A hepatite A pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, por isso é importante a higiene na hora de comer e na preparação dos alimentos. Na maioria das vezes a hepatite A apresenta sintomatologia discreta, mas pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante.

Hepatite B

A hepatite B é transmitida através do contato com sangue ou secreções contaminadas, por isso a vacinação é importante e pode ser feita na vida adulta caso o indivíduo não tenha sido vacinado na infância. Ela pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar a deteriorização do fígado.

Hepatite C

A hepatite C é uma infecção do fígado que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é feito corretamente. O tempo de tratamento para a hepatite pode ultrapassar 6 meses. Este tipo de hepatite também se pega através do contato com sangue ou secreções de um indivíduo contaminado.

Hepatite D

A hepatite D também chamada de hepatite Delta quando ocorre, ocorre juntamente com o vírus da hepatite B e não evolui de forma lenta e pode gerar a hepatite fulminante. A vacinação contra a hepatite B também imuniza o indivíduo contra o vírus da Hepatite D pois este depende do outro para se replicar.

Hepatite E

A hepatite E é transmitida através da ingestão de coli fórmios fecais através da água ou alimentos contaminados. Esta doença geralmente ocorre em surtos devido a má higiene ou falta de saneamento básico. Não existe vacina para a hepatite E e o tratamento consiste em repouso e hidratação.

Hepatite F

Estudos científicos confirmaram que o vírus da hepatite F ainda não foi devidamente identificado e por isso este tipo de hepatite ainda é desconsiderado.

Hepatite G

A hepatite G é causada pelo vírus da hepatite G que frequentemente encontra-se em indivíduos diagnosticados com hepatite B, hepatite C ou HIV+.

Hepatite Autoimune

A hepatite autoimune é uma doença genética onde o corpo produz anticorpos contra as próprias células do fígado levando à sua progressiva destruição. Em média, pacientes diagnosticados com hepatite autoimune e não são devidamente tratados sobrevivem por apenas 10 anos.

Hepatite Medicamentosa

A hepatite medicamentosa é aquela causada pela toma exagerada ou inadequada de medicamentos. Neste caso o fígado não consegue metabolizar as toxinas dos medicamentos e inflama gerando os sintomas típicos da hepatite. Seu tratamento consiste na pára da toma dos medicamentos ou na sua troca para outros menos agressivos para o fígado.

Hepatite crônica

Alguns indivíduos podem sofrer com uma hepatite crônica que pode levar à cirrose, uma destruição das células do fígado e necessitar de um transplante de fígado. Outros evoluem para o surgimento do câncer no fígado e terão que fazer tratamento com radioterapia e quimioterapia. Mas a toma de outros medicamentos durante a hepatite pode ser prejudicial à saúde e devem ser utilizados mediante critério médico.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 28/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.