Tipos de endometriose

publicidade

Existem 4 tipos diferentes de endometriose que variam de acordo com a classificação da doença. Os tipos de endometriose são:

  • Endometriose mínima (Estagio I): Presença de tecido endometrial num local isolado, sem aderências significantes;
  • Endometriose leve (Estagio II): Presença de tecido endometrial com menos de 5 cm, sem aderências significativas;
  • Endometriose moderada ( Estagio III): Presença de tecido endometrial em vários locais da tuba uterina, a sua volta e nos ovários e a sua volta evidentes;
  • Endometriose grave ( Estagio IV): Presença de tecido endometrial em áreas superficiais e profundas com aderências densas e firmes.

Segundo a American Society for Reproductive Medicine (ASRM) a endometriose  também pode ser classificada da seguinte forma:

  • Tipo I: Quando há tecido endometrial no fundo do saco de Douglas, de forma crônica, sendo representante da maior extensão da doença;
  • Tipo II: Quando há tecido endometrial no intestino;
  • Tipo III: Quando há presença do tecido endometrial na musculatura do septo reto-vaginal.

A mulher pode ter o tecido endometrial espalhado por diversos órgãos, em diferentes graus e de diversos tipos. Por isso no exame diagnóstico o resultado poderá ser Endometriose ovariana moderada (estágio III) e/ou Endometriose intestinal leve ( estágio II) e endometriose do tipo III, por exemplo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 05/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.