Tipos de Conjuntivite

publicidade

A conjuntivite é uma infecção ou inflamação na conjuntiva dos olhos, que os deixa muito vermelhos e cheios de secreção. Abaixo os 3 tipos mais comuns de conjuntivite:

Conjuntivite viral: Doença altamente contagiosa causada por um micro-organismo que infecta a membrana que reveste o olho, causando dor, vermelhidão e secreção.

Conjuntivite bacteriana: Também é altamente contagiosa e gera sintomas mais intensos, a secreção é mais espessa e semelhante ao pus. Deve ser tratada com colírios antibióticos.

Conjuntivite alérgica: Não é transmissível e geralmente afeta indivíduos propensos à alergia como os portadores de rinite e de bronquite. Esta não é transmissível e ocorre mais vezes na primavera e no outono quando há muito pólen espalhado pelo ar. Ela também pode ser causada pela toma de medicamentos, (por efeito adverso) e a melhor forma de tratamento é parar de tomar o remédio causador da doença.     

Como saber que tipo de conjuntivite tenho?

O médico deverá ser capaz de identificar o agente causador da conjuntivite ao observar o indivíduo e os sintomas da doença, que são ligeiramente diferentes em relação à intensidade.

Tratamento para conjuntivite

O tratamento para conjuntivite consiste em manter os olhos sempre secos e limpos. Recomenda-se usar lenços de papel descartáveis para secar os olhos e para limpá-los, lavar com água corrente ou com usar compressas de algodão embebidas em soro fisiológico. No caso da conjuntivite bacteriana (sintomas mais intensos) é necessários usar colírios antibióticos.

Cuidados importantes durante a conjuntivite

Alguns cuidados importantes que os indivíduos infectados devem ter para não transmitir a doença são:

  • Lavar o rosto e as mãos várias vezes ao dia;
  • Manter os olhos sempre secos e limpos;
  • Não partilhar nenhum objeto que entre em contato com o rosto, como sabonetes, toalhas, maquiagem, travesseiros e etc.
publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/08/2014 Última atualização da página: 05/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.