Tipos de câncer de pele

publicidade

Existem 3 tipos de câncer de pele, que são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma maligno.

Quando o paciente apresenta um sinal suspeito na pele deve consultar um médico dermatologista para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado.

Carcinoma basocelular

O carcinoma basocelular é o menos grave e o mais frequente. Ele surge como uma mancha rosa na pele que cresce lentamente, como mostra a imagem 1, sendo mais comum em pessoas de pele clara, depois dos 40 anos.

Surge após a exposição ao sol sem protetor solar durante a vida.

Carcinoma espinocelular

O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum do câncer de pele,  podendo atingir outras áreas do corpo. Ele tem a forma de um nó que cresce rápido e forma uma casquinha, como mostra a imagem 2.

É provocado pela exposição ao sol sem protetor solar, tabagismo, exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão e baixa de imunidade.

Melanoma maligno

O melanoma maligno é o mais perigoso de todos, ele aparece como uma pintinha escura que vai se deformando, como mostra a imagem 3. Pode ser fatal se não for tratado rapidamente, pois pode atingir outros órgãos como pulmão.

Os três tipos costumam surgir nas áreas mais expostas ao sol, mas podem se manifestar em outras áreas do corpo que não estão sempre expostas ao sol. Isso ocorre principalmente nos melanomas.

Fotos dos tipos de câncer de pele

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention; Medicina interna de Harrison, 2013

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade