Tinidazol (Pletil)

publicidade

Bula de Tinidazol (Pletil)

O Tinidazol é um remédio antibacteriano e antiparasitário que age contra bactérias e protozoários, sendo usado para tratar várias infecções no adulto como vaginite, tricomoníase, peritonite ou infecções respiratórias, por exemplo.

O Tinidazol pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos, com os nomes comerciais de Pletil, Amplium, Fasigyn, Ginosutin ou Trinzol.

Preço do Tinidazol

O preço do Tinidazol varia entre 3 e 12 reais.

Indicações do Tinidazol

O Tinidazol é indicado na prevenção de infecções após cirurgias e no tratamento da vaginite inespecífica, tricomoníase, giardíase, amebíase intestinal, peritonite ou abscessos no peritônio, endometrite, endomiometrite, abscesso tubo-ovariano, septicemia bacteriana, infecções de cicatrizes no pós-operatório, infecções da pele, músculos, tendões, ligamentos ou gordura, infecções respiratórias, pneumonia, empiema ou abscesso pulmonar.

Modo de uso do Tinidazol

O modo de uso do Tinidazol deve ser orientado pelo médico porque varia de acordo com a doença a tratar.

Efeitos colaterais do Tinidazol

Os efeitos colaterais do Tinidazol incluem redução do número de glóbulos brancos no sangue, urticária, diminuição do apetite, dor de cabeça, convulsão, neuropatia periférica, sensibilidade alterada, redução da sensibilidade, falta de coordenação dos movimentos, tontura, alteração do gosto de alimentos, vertigem, vermelhidão e coceira da pele, vômitos, diarreia, enjoos, dor abdominal, inchaço da língua, aftas, dermatite alérgica, coloração alterada da urina, febre e cansaço.

Contraindicações do Tinidazol

O Tinidazol é contraindicado em pacientes que já apresentaram ou ainda apresentam alterações dos componentes do sangue, doenças neurológicas ou com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em grávidas nos primeiros trimestres de gravidez.

Além disso, o Tinidazol não deve ser utilizado na gravidez ou amamentação sem orientação do médico.

publicidade
publicidade