Timoma

publicidade

O timoma é um tumor no timo, que é uma glândula localizada no meio do peito entre o esterno, pescoço e o coração. Ele pode não apresentar sintomas e o seu tratamento varia conforme o tipo de tumor que o indivíduo possui e do seu estadiamento, mas geralmente inclui a cirurgia para retirada do tumor.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o timoma pode ser classificado como sendo do tipo A, AB, B ou C. Veja as principais características de cada um deles:

Tipo ACélulas neoplásicas epiteliais de forma fusiforme ou oval, sem atipia nuclear, e com poucos linfócitos. Bom prognóstico.

Tipo AB

Tumor com focos com características de timoma tipo A e focos ricos em linfócitos.

Tipo B1

Tumor semelhante ao timo funcional normal, uma vez que combina zonas extensas com aparência praticamente indistinguível do córtex do timo normal, juntamente com áreas semelhantes à medula
Tipo B2Tumor em que as células neoplásicas têm núcleos vesiculares e nucléolos evidentes, sendo rico em leucócitos. 
Tipo B3

Tumor constituído predominantemente por células epiteliais de forma arredondada ou poligonal e que apresenta atipia ligeira e poucos linfócitos.

Tipo c

Carcinoma tímico.

Sintomas do timoma

​Os sintomas do timoma podem incluir:

  • tosse,
  • dor no peito,
  • dificuldade para respirar,
  • perda de peso e de apetite;
  • penumonia.

Geralmente estes sintomas estão presente quando se trata de um tumor malígno, pois o os tumores benignos do timo não geram sintomas, mas é preciso esclarecer que todos os timomas são potencialmente malignos pelo risco de metástases que possui e, por isso, devem ser sempre tratados.

Diagnóstico do timoma

​O diagnóstico do timoma pode ser feito através de exames de imagem como radiografia de tórax ou ressonância magnética, mas o médico poderá solicitar também uma biópsia do timo para verificar o tipo de tumor e o seu estadiamento.

Tratamento para timoma

​O tratamento para timoma geralmente inclui a cirurgia para retirada do tumor, mas quando isto não é possível a quimioterapia pode ser útil. Para diminuir o risco de metástases, o médico poderá indicar ainda a radioterapia após a retirada do tumor.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 29/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.