Tília

publicidade

A tília é uma planta medicinal composta por óleos essenciais, flavonóides, ácidos múcicos e os taninos, possui propriedades calmantes, e por isso pode ser utilizada como remédio caseiro para ansiedade e estresse, por exemplo. .

A tília proporciona também grande efeito digestivo auxiliando em casos de dores estomacais. Existem dois tipos diferentes de Tília, a de de folhas grandes e a de folhas pequenas, ambas favorecem as defesas do corpo.

A Tília pode ser conhecida como tilha, tillera, teja, tejo e texa, e tem como nome científico Tília cordata mill.

Pra que serve a Tília

Pressão alta; tensão nervosa; histeria; bronquite; secreção no peito; cansaço; má digestão; dispepsia; epilepsia; escarlatina; dor de cabeça; sarampo; gripes e resfriados; dor de estômago; febre; ansiedade; exaqueca; ansiedade; infecções na pele; suavização e regeneração da pele; insônia, bronquite, gripe, tosse.

Propriedades da Tília

Expectorante, calmante, antiespasmódica, digestiva, emoliente, diurética, anticatarral; vasodilatadora; emoliente; diurética; tônica; expectorante; sedativa; digestiva; anti-inflamatória; sudorífica.

Modo de uso da Tília

  • Chá de tília (insônia, enxaqueca, males digestivos, cansaço, esgotamento): Adicionar 1 colher (sopa) de Tília em uma xícara com água fervente, tampar e esperar o chá descansar até que esteja morno. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia.
  • Uso tópico (pele ressecada, inflamação da pele): banhos ou compressas. Podem ser utilizadas as folhas e as flores da Tília.

Efeitos Colaterais da Tília

Urticária; dermatite de contato.

Contraindicações da Tília

Gravidez e aleitamento materno.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 25/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.