Tiabendazol

publicidade

Bula de Tiabendazol

Tiabendazol é um medicamento antiparasitário conhecido comercialmente como Foldan ou Benzol.

Esse medicamento de uso oral e tópico é indicado para o tratamento de escabiose e outros tipos de micose na pele. Sua ação inibe a energia das larvas e ovos dos parasitas, que acabam enfraquecidos e eliminados do organismo.

O Tiabendazol pode ser encontrado nas farmácias em forma de pomada, loção, sabonete e comprimidos.

Indicações do Tiabendazol

Escabiose; estrongiloidíase; larva cutânea; larva visceral; dermatites.

Efeitos colaterais do Tiabendazol

Náusea; vômito; diarreia; falta de apetite; boca seca; dor de cabeça; vertigem; sonolência; ardor na pele; descamação; vermelhidão na pele.

Contraindicações do Tiabendazol

Gravidez risco C; mulheres em fase de lactação; úlcera no estômago ou duodeno; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Modo de uso do Tiabendazol

Uso Oral

Escabiose (Adultos e Crianças)

  • Administrar 50 mg de Tiabendazol por kg de peso corporal, em dose única. A dose não deve ultrapassar  3g por dia.

Estrongiloidíase

  •  Adultos: Administrar 500 mg de Tiabendazol para cada 10 kg de peso corporal, em dose única. Cuidado para não ultrapassar 3 g por dia.
  •  Crianças: Administrar 250 mg e Tiabendazol para cada 5 kg de peso corporal, em dose única.

Larva cutânea (Adultos e crianças)

  • Administrar 25 mg de Tiabendazol por kg de peso corporal, 2 vezes ao dia. O tratamento deve ter duração de 2 a 5 dias.

Larva visceral (Toxocaríase)

  • Administrar 25 mg de Tiabendazol por kg de peso corporal, 2 vezes ao dia. O tratamento deve ter duração de 7 a 10 dias.

Uso Tópico

Pomada ou loção (Adultos e crianças)

Escabiose

  • À noite, antes de dormir deve-se tomar um banho quente e secar bem a pele. Posteriormente, aplique o medicamento sobre as áreas afetadas pressionando suavemente. Na manhã seguinte, deve-se repetir o procedimento porém aplicando o medicamento em menor quantidade. O tratamento deve ter duração de 5 dias, se não houver melhora dos sintomas poderá ser continuado por mais 5 dias. Durante esse tratamento é importante ferver as roupas e lençóis para evitar qualquer risco de renovação da infecção.

Larva cutânea

  • Aplicar o produto sobre a área afetada, pressionando durante 5 minutos, 3 vezes ao dia. O tratamento deve ter duração de 3 a 5 dias.

Sabonete (Adultos e crianças)

  • O sabonete deve ser usado como um complemento do tratamento com a pomada ou loção. Basta lavar as áreas afetadas durante o banho até produzir bastante espuma. A espuma deve secar e em seguida a pele deve ser bem lavada. Ao sair do banho aplique a loção ou pomada.
publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 31/01/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.