Saiba quando fazer o teste da orelhinha

PUBLICIDADE

O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê.

O teste é feito através da colocação de um aparelho específico na orelha do bebê para detectar problemas auditivos, como a surdez, que dificultam a fala e aprendizagem da criança. Se o teste da orelhinha detectar algum problema, o bebê é encaminhado para o médico otorrinolaringologista, que irá orientar o melhor tratamento para o problema diagnosticado.

PUBLICIDADE

Saiba quando fazer o teste da orelhinha

Quando fazer o teste da orelhinha

O teste da orelhinha deve ser feito, de preferência, no 2º ou 3º dia de vida do bebê, ainda na maternidade, porém pode ser realizado em qualquer idade caso os pais ou o pediatra desconfiem que a criança não escuta bem porque ela não reage aos sons.

Alguns sinais que podem indicar problemas auditivos no bebê são:

  • Não se assustar quando uma porta bate ou algo pesado cai no chão;
  • Não ser atraído e não olhar para brinquedos que fazem barulho como chocalhos ou outros que emitem sons de animais ou músicas;
  • Quando o bebê está distraído com algo e alguém chama pelo seu nome, e ele não olha para a pessoa.

Estes sinais podem estar presente desde os primeiros meses do bebê mas também pode surgir de forma repentina após uma infecção de ouvido, por exemplo.

Saiba quando fazer o teste da orelhinha

Como saber se o bebê é surdo

A melhor forma de saber se o bebê não escuta bem é levá-lo ao médico para realizar exames. No consultório médico o pediatra poderá realizar alguns testes que evidenciam que a criança possui alguma deficiência auditiva e se esta for confirmada, poderá indicar o uso de um aparelho auditivo que pode ser feito sob medida.

Os bebês que tem maior risco de ter surdez ou algum grau de deficiência auditiva são aqueles que nasceram antes das 38 semanas de gestação; tiveram alguma infecção durante seu desenvolvimento na gravidez ou que nasceram com alguma síndrome.

Veja outros testes que o bebê deve fazer logo após o nascimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE