Teste rápido identifica HIV na saliva e no sangue

O teste rápido de HIV pode ser feito gratuitamente pelo SUS, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, ou pode ser comprado nas farmácias ou até mesmo na internet por cerca de 60 a 130 reais. Na rede pública, o teste é feito em sigilo com a supervisão de um profissional de saúde treinado, e o resultado é dado apenas para o indivíduo que realizou o teste.

Qualquer pessoa pode fazer o teste do HIV para identificar se está infectada com o vírus, mas a realização do exame é importante principalmente para grupos de risco, como profissionais do sexo, travestis, transexuais, gays, usuários de drogas, presidiários e moradores de rua.

Como é feito o teste da saliva do HIV

O teste da saliva do HIV é feito com um cotonete especial que é passado na gengiva e na bochecha do paciente para coletar uma amostra de líquido e células que será avaliada no teste. O resultado sai após cerca de 30 minutos, e este teste deve ser feito pelo menos 5 dias depois do comportamento de risco, que pode ser o contato íntimo sem camisinha ou uso de drogas injetáveis, por exemplo, e deve-se estar pelo menos há 30 minutos sem comer, beber, fumar e escovar os dentes, além de ser necessário retirar o batom antes de fazer o teste.

Possíveis resultados do teste do sanguePossíveis resultados do teste do sangue
Aprelho do teste de salivaAprelho do teste de saliva

Como é feito o teste da gota de sangue do HIV

O teste do sangue do HIV é feito com uma gota de sangue através de uma picada no dedo do paciente, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. Essa gota de sangue é colocada no aparelho do teste e após cerca de 20-30 minutos o resultado sai, sendo negativo quando apenas uma 1 linha vermelha surge no equipamento, e positivo quando aparecem 2 linhas vermelhas.

É importante lembrar que ambos os testes rápidos do HIV são confiáveis, tendo resultados com 99% de acerto. No entanto, nos casos em que o resultado do teste é positivo, deve-se fazer o exame de sangue convencional para confirmar a presença do HIV e a sua quantidade, o que é essencial para iniciar o tratamento e para o seguimento da pessoa nos Centros de Tratamento Especializado, onde o tratamento é feito com o apoio de uma equipe composta por médico, psicólogo e assistente social.

Pode-se ter mais informações sobre o teste de HIV e outros exames da AIDS ligando para o Disque-Saúde: 136 ou Disque-AIDS: (0xx21) 2518-2221.

O que fazer se o resultado for positivo

Após receber o resultado positivo para o HIV deve-se ir ao médico para se informar sobre a AIDS e o que deve fazer para manter a saúde e evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Com o avanço das pesquisas já é possível ter qualidade de vida, evitando e tratando as doenças relacionadas à AIDS, sendo possível trabalhar, estudar e ter uma visa normal por muitos anos.

Pessoas que tiveram algum comportamento de risco e fizeram o teste mas tiveram resultado negativo devem repetir o teste após 1 mês para se certificar do resultado porque em alguns casos pode haver um resultado falso negativo.

Para identificar se você tem risco de estar com HIV, veja:

Ou assista o nosso vídeo sobre esta doença:

Mais sobre este assunto: