Terçol é contagioso?

publicidade

O terçol não é contagioso pois trata-se de uma inflamação provocada pela obstrução das glândulas na pálpebra, com gordura, por exemplo. Mas essa inflamação pode facilitar a infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, levando ao aumento do inchaço e da dor.

A bactéria do terçol é transmissível quando se toca nas lágrimas ou no terçol do indivíduo, mas esta bactéria é normalmente encontrada na pele saudável, por isso é inofensiva se não houver lesão na pele.

O terçol pode ser conhecido como terçolho mas é chamado cientificamente de hordéolo. Ele pode ser causado pelo ato de esfregar frequentemente os olhos, ou devido à penetração de uma bactéria no local, e causa sintomas como inchaço nas pálpebras, dor, vermelhidão e lacrimejar intenso.

Dicas para tratar do terçol

Algumas dicas para tratar do terçol são:

  • Evitar esfregar os olhos com os dedos;
  • Não usar maquiagem nos olhos;
  • Evitar usar lentes de contacto;
  • Aplicar uma compressa de água morna no local por 5 minutos, 3 vezes por dia

No terçol grave, que não desaparece depois de aproximadamente 8 dias, o indivíduo deve consultar um médico de clínica geral, pois pode ser necessário retirar o líquido acumulado com uma agulha ou aplicar pomadas antibióticas.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 19/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.