Tendinose

publicidade

A tendinose é o processo de "destruição" do tendão que pode ocorrer como consequência de uma tendinite que tornou-se crônica.

Na tendinite há inflamação ao redor do tendão, já na tendinose o próprio tendão já se encontra debilitado apresentando áreas de acúmulo de líquido e pequenas áreas de ruptura que podem levar à ruptura completa do tendão até mesmo com pequenos esforços.

Os locais mais comummente afetados pela tendinose são os seguintes tendões: supra-espinhoso; patelar; Aquilles e o manguito rotador. A tendinose de ombro geralmente ocorre em atletas e em indivíduos que tenham que ficar com os braços levantados por muito tempo, como é o caso dos artistas plásticos e professores, por exemplo.

Sintomas da tendinose

Os sintomas da tendinose são os mesmos da tendinite, e incluem:

  • Dor local;
  • Fraqueza muscular;
  • Dificuldade em realizar movimentos com a articulação afetada;
  • Leve inchaço local;
  • Instabilidade articular.

Diagnóstico da tendinose

O diagnóstico da tendionoseé feito através da ressonância magnética onde observa-se o processo de degradação do tendão.

Causas da tendinose

A tendinose é causada por uma tendinite mal tratada ou por grande esforço muscular na região afetada, que leva ao comprometimento direto do tendão. Comprometimento vascular o próprio tendão e o uso excessivo da articulação também são causas comuns.

Tratamento para tendinose

O tratamento para a tendinose é feito com a toma de analgésicos e várias sessões de fisioterapia. Nem sempre os anti-inflamatórios são indicados, pois em alguns casos não existe inflamação associada, sendo o seu uso desnecessário, contudo, as infiltrações com corticóides podem ser utilizadas.

Para ajudar na recuperação do tendão, é importante o repouso da articulação e a prática de alongamentos e exercícios de cinesioterapia, e a imobilização da articulação está contra-indicada.

Uma técnica que tem sido muito utilizada no consultório médico e que têm apresentado bons resultados é a terapia por ondas de choque.

O tempo de tratamento varia entre 3 e 6 meses.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 07/08/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.