O que fazer para curar a Tendinite mais Rápido

PUBLICIDADE

Para curar a tendinite mais rápido deve-se seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de anti-inflamatórios e descansar a região afetada para que o tendão possa recuperar. Fazer fisioterapia é uma boa ajuda para desinflamar o tendão, fortalecer os músculos enfraquecidos e aliviar a dor. Além disso optar por uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios também pode ajudar a curar a tendinite em menos de 1 mês.

PUBLICIDADE

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões devido ao esforço ou repetição exagerada. Quando é devidamente tratada, a tendinite tem grandes chances de cura. Embora possa ocorrer em qualquer tendão do corpo, a tendinite é mais comum no joelho, no pé, no ombro, no punho e no antebraço. E ala manifesta-se principalmente através de dor próxima à articulação e deve ser tratada com fisioterapia.

Veja as dicas da fisioterapeuta e da nutricionista para curar a tendinite rapidamente:

O uso de talas ou outros imobilizadores articulares é controverso, pois pode diminuir o tônus muscular e contribuir para a desidratação do tendão, embora seja capaz de deixar o tendão afetado em repouso.

Fisioterapia para Tendinite

É fundamental realizar fisioterapia para combater a tendinite. O tratamento fisioterapêutico deverá ser direcionado para combater a inflamação e a dor por meio de aparelhos e, assim que as dores diminuírem, deve-se instituir o fortalecimento muscular e os alongamentos.

Após, aproximadamente, 20 sessões, deve-se ter um bom resultado, mas este não será o mesmo se o indivíduo não colaborar, utilizando o gelo em casa e não fazendo o repouso da articulação. Além disso deve-se parar de realizar esforços com o membro afetado e isto inclui deixar de trabalhar, pedindo afastamento por licença médica, se for o caso.

O ideal é que o indivíduo não faça nenhum tipo de esforço com a região afetada pela tendinite. Assim, se há tendinite no joelho, ele deverá evitar ao máximo:

  • Ficar de pé
  • Dirigir
  • Levantar e abaixar várias vezes seguidas
  • Jogar futebol ou praticar qualquer outro exercício fora da fisioterapia

Além deste descanso, recomenda-se colocar uma bolsa de gelo sobre o tendão inflamado durante, pelo menos, 15 minutos, no mínimo 2 vezes ao dia.

Remédios para tendinite

O médico clínico geral, reumatologista ou ortopedista poderão indicar o uso de comprimidos anti-inflamatórios como Ibuprofeno que podem ser tomados durante 7 a 10 dias para aliviar a dor e a inflamação. Além disso também poderá indicar o uso de pomadas que podem ajudar a controlar a dor e a inflamção como Feldene e Calminex, por exemplo.

Quando imobilizar a região

Nem sempre é indicado imobilizar o membro afetado porque, por vezes, basta fazer repouso e evitar forçar muito a articulação para facilitar a cura. Veja no quadro abaixo:

Intensidade dos SintomasTratamento
Dor apenas durante a atividade, ligeiro aumento da sensibilidade no localMudar atividade, repouso
Pouca dor durante a atividade*, o local fica sensívelFisioterapia, imobilizar, tomar remédio
Dor interfere na atividade e fica difícil trabalharModificar atividade, fisioterapia, remédios, imobilizar, pode ser preciso ficar de licença no trabalho
Dor sempre presente durante a atividade, sensibilidade aumentada, fraqueza muscular, inchaço localPode ser preciso imobilizar, exercícios, aparelhos de fisiorterapia e remédios
Dor sempre presente, interfere nas atividades do dia a dia, sintomas crônicos, músculos fracosRepouso prolongado, remédios, fisioterapia, pode ser preciso cirurgia.

*A atividade pode ser o trabalho que a pessoa possui, por exemplo.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora surgem quando o tratamento é iniciado e são caracterizados pelo alívio da dor. Já os sinais de piora são quando a dor aumenta de intensidade, há maior dificuldade para realizar movimentos e um agravamento da falta de força, o que pode indicar que o tratamento não está sendo eficaz, podendo ser necessário adotar outras estratégias.

Complicações da tendinite

Em alguns casos, a tendinite pode agravar-se, levando à deposição de cristais de cálcio no tendão, que poderá gerar uma maior desidratação e facilitar a sua ruptura, passando a ser chamada de tendinose. Neste caso, somente a cirurgia poderá solucionar o problema.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE