Tendinite patelar

publicidade

A tendinite patelar ou tendinite no joelho é uma inflamação do tendão da patela, que se localiza na região do joelho, provocando dor na parte da frente do joelho que, inicialmente, apenas pode estar presente com a atividade física ou após um treino intenso, mas que com o tempo vai atrapalhando as tarefas diárias, como subir escadas ou sentar em uma cadeira, por exemplo.

Além da dor, a tendinite patelar, que é conhecida popularmente como joelho saltador, pode causar sensibilidade em torno do tendão inflamado, surgimento de hematomas na região do joelho, dificuldades em dobrar e esticar a perna e dor ao andar, correr ou saltar. A tendinite patelar costuma ser mais comum em atletas, pois atividades que envolvem saltos de forma frequente são as principais causadoras da inflamação, assim como correr ou andar de bicicleta.

A tendinite patelar tem cura quando o tratamento é feito corretamente. O tratamento para tendinite patelar, geralmente, é feito com:

  • Aplicação de compressas de gelo 3 ou 4 vezes por dia;
  • Uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação.
  • De acordo com a gravidade da inflamação, é indicada também a fisioterapia para alongar e fortalecer os músculos ao redor do joelho.

Nos casos em que o indivíduo com tendinite patelar não faz o tratamento corretamente, continua fazendo exercícios físicos que esforcem o joelho ou a inflamação do tendão dura mais de 3 meses, o tratamento pode ser feito com injeções de corticoides ou cirurgia.

Como tratar a tendinite patelar

O tratamento da tendinite patelar deve ser orientado pelo fisioterapeuta e pode ser feito com a aplicação de compressas de gelo durante cerca de 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes por dia, para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Para fazer as compressas de gelo basta colocar gelo em um saco plástico e enrolar o saco em uma toalha para não queimar a pele.

Além do gelo, o tratamento também pode ser feito com o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, em comprimidos ou pomada, como o Ibuprofeno ou Diclofenaco, por exemplo, indicados pelo médico, para diminuir a inflamação e a dor.

Fisioterapia para tendinite patelar

A fisioterapia para tendinite patelar também pode ser uma forma de tratamento, de acordo com a gravidade da inflamação do tendão da patela, e serve para aliviar a dor e a inflamação e fortalecer os músculos do joelho.

A fisioterapia pode incluir a realização de exercícios de alongamento, exercícios de fortalecimento dos músculos do joelho, a aplicação de uma cinta no joelho que faz pressão no tendão da patela ou a realização de uma técnica chamada de iontoforese, que consiste em espalhar um medicamento corticoide na pele e, em seguida, usar um aparelho que oferece uma carga elétrica e que ajuda a que o medicamento seja absorvido pela pele.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/10/2014 Última atualização da página: 05/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.