Tendinite nos tornozelos

publicidade

Uma dor forte na parte detrás do pé, mais especificamente entre o tornozelo e o calcanhar pode ser uma tendinite nos tornozelos, cientificamente chamada de tendinite do tendão de Aquiles. Esta é uma inflamação que afeta o tendão devido ao uso de salto altos ou esforço repetitivo.

O tendão de Aquiles é o mais forte do corpo humano e corresponde aos músculos da panturrilha. A tendinite nesse tendão pode ser de duas formas: Paratendinite, que é a inflamação do tecido que envolve o tendão ou Tendinose que é o resultado da ruptura das fibras desse tendão.

A maioria dos indivíduos que sofrem deste tipo de tendinite são atletas, ou indivíduos que fazem alguma atividade física. As causas podem ser atribuídas a corrida excessiva, calçados inadequados na atividade física, atividades que exijam saltos repetidos, entre outros.

O diagnóstico é feito através de radiografias, que identificam o tipo de lesão causada. O tratamento utiliza anti-inflamatórios, relaxantes musculares, uso de compressas de gelo 3 ou 4 vezes ao dia.

A fisioterapia é usada para fortaler os músculos envolvidos e prevenir novas lesões. É indicado que atletas com tendinite nos tornozelos, diminuam o rítmo dos treinos aliviando as tensões nos tendões, até que ocorra o fortalecimento total do tendão e o risco de uma nova lesão seja menor. Os treinos devem voltar de forma gradual.

 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 30/09/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.