Tendinite nos tornozelos: sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2021

A tendinite nos tornozelos é uma inflamação dos tendões que ligam os ossos e os músculos dos tornozelos, provocando o surgimento de sintomas como dor ao caminhar, rigidez ao movimentar a articulação ou inchaço no tornozelo, por exemplo.

Geralmente, a tendinite nos tornozelos é mais frequente em atletas que fazem atividade física constante, como correr ou saltar, devido ao desgaste progressivo dos tendões. A tendinite nos tornozelos tem cura, devendo o tratamento ser feito com uma combinação de repouso, aplicação de gelo, uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas da tendinite nos tornozelos

Os principais sintomas da tendinite nos tornozelos incluem dor na articulação, inchaço do tornozelo e dificuldade para movimentar o pé e caminhar.

Normalmente, o diagnóstico da tendinite é feito pelo ortopedista apenas através dos sintomas referidos pelo paciente, mas, em alguns casos pode ser necessário fazer raio X para identificar a causa da dor no pé, por exemplo.

Principais causas

A tendinite no tornozelo acontece com mais frequência em pessoas que praticam atividade física de forma intensa e que ativam frequentemente o tornozelo, como é o caso de corridas, realização de exercícios em que é necessário saltar ou agachar com frequência, já que provocam o desgaste progressivo dos tendões presentes no tornozelo.

Além disso, esse tipo de tendinite pode surgir em pessoas que possuem alterações no pé ou que fazem uso de sapato inadequados.

Como é o tratamento

O tratamento para tendinite nos tornozelos deve ser orientado por um ortopedista mas, normalmente, é feito com:

  • Aplicação de gelo 10 a 15 minutos sobre o local afetado, repetindo 2 a 3 vezes por dia;
  • Uso de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, de 8 em 8 horas para aliviar as dores provocadas pela tendinite;
  • Exercícios de fisioterapia para alongar e fortalecer os músculos e tendões do local afetado, reduzindo a inflamação e acelerando a recuperação;

Nos casos mais graves, em que a tendinite nos tornozelos não melhora após algumas semanas de tratamento, o médico pode recomendar o uso de cirurgia para reparar os tendões e melhorar os sintomas. Veja uma ótima forma de acelerar o tratamento da tendinite em: Exercícios de propriocepção do tornozelo.

Veja no vídeo a seguir mais dicas para aliviar os sintomas da tendinite:

Vídeos relacionados