Tendinite no Punho

publicidade

A tendinite no punho (pulso) é uma doença inflamatória que afeta os tendões dos músculos do antebraço. Ela gera sintomas como dor localizada no punho, sendo agravada ao realizar movimentos de rotação com as mãos. Esta não é uma emergência médica, mas também requer tratamento para evitar a complicação do quadro e evitar a cirurgia.

A tendinite no punho também pode ser chamada de tendinite de Quervain.

Sintomas da tendinite no punho

Os sintomas da tendinite no punho são:

  • Dor localizada no punho
  • Dor no punho que piora ao realizar movimentos com as mãos
  • Pode haver fraqueza nas mãos, como a dificuldade em segurar um copo

Diagnóstico da tendinite no punho

O diagnóstico da tendinite no punho é feito pelo médico, após observar a região e ouvir a história clínica do indivíduo. O fisioterapeuta também é capaz de fazer o diagnóstico da tendinite ao realizar testes específicos e ouvir a história clínica do indivíduo. Os exames de imagem não são estritamente necessários mas podem ser úteis para verificar se já houve calcificação do tendão e qual a gravidade da lesão.

Causas da tendinite no punho

A tendinite no punho pode ser causada pelo uso excessivo das mãos e dos braços com movimentos repetitivos, como por exemplo escrever muito, costurar, fazer musculação ou tocar um instrumento. Mas ela também pode ocorrer ao haver um grande esforço da musculatura envolvida, como segurar algo muito pesado somente com uma mão.

Tratamento para tendinite no punho

O tratamento para a tendinite no punho é feito através de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. O anti-inflamatório pode ser em forma de comprimido ou em forma de bálsamo para passar na região do punho afetado, ambos devem ser utilizados pelo tempo determinado pelo médico. Um bom exemplo de remédio para tratar a tendinite é o Cataflan.

O tratamento fisioterapêutico para a tendinite no punho pode ser feito com a utilização de aparelhos de eletroterapia, termoterapia e através de exercícios que venham a aumentar a mobilidade e a força dos músculos enfraquecidos.

Tratamento caseiro para tendinite no punho

Um ótimo tratamento caseiro para a tendinite no punho é colocar uma bolsa de gelo no punho por 20 minutos, diariamente, 2 vezes por dia. Mas, para proteger a pele contra queimaduras, deve-se envolver a bolsa de gelo (ou um pacote de legumes congelados) em duas folhas de papel de cozinha.

Após este período, a região ficará anestesiada e será mais fácil realizar o seguinte alongamento:

Esticar o braço com a palma da mão voltada para cima e, com a ajuda da outra mão, esticar os dedos para trás a fim de manter a palma da mão bem esticada. Mantenha o braço nesta posição durante cerca de 1 minuto e descanse por 30 segundos. Repita o exercício.

Este simples exercício irá aumentar a flexibilidade dos músculos, do tendão e melhorar a oxigenação nas estruturas afetadas, trazendo alívio dos sintomas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 25/09/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.